Reportagem: Luca Roth e Diego Pereira
Leia mais
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) esteve em Caxias do Sul na manhã desta quinta-feira (25) para liderar um ato político em torno da pré-candidatura à prefeitura do vereador e presidente municipal do partido, Maurício Scalco.
Na Rua Plácido de Castro, entre a Vereador Mário Pezzi e a Treze de Maio, junto à Maesa, Bolsonaro discursou em um trio elétrico por cerca de 20 minutos a um grande contingente de apoiadores, que preencheram parte da quadra. Além de Scalco, o ex-presidente esteve acompanhado do filho Jair Renan e do deputado federal tenente-coronel Zucco (PL-RS), entre outros políticos.
Bolsonaro chegou sob escolta ao estacionamento do MartCenter Shopping, na RSC-453, pouco depois das 10h. Cumprimentou apoiadores, tirou fotos e embarcou na carroceria de uma caminhonete. Ao lado do pré-candidato, o ex-presidente percorreu a área central da cidade seguido por motociclistas.
Já nas imediações da Maesa perto das 11h, Bolsonaro novamente cumprimentou apoiadores e subiu na estrutura, montada em um caminhão, para o ato. Após a execução dos hinos nacional brasileiro e do Rio Grande do Sul, Scalco entregou à Bolsonaro uma camiseta com a frase ‘Eu amo Caxias’.
Em sua manifestação, o ex-presidente principalmente teceu diversas críticas ao governo federal. Citou, também, realizações do seu mandato, entre 2019 e 2022, sendo bastante ovacionado pelo público.
“Fiquei quatro anos no poder, dois cuidando da pandemia (da Covid-19), comprei 600 milhões de doses (de vacina), tomou quem quis. Isso se chama liberdade”, defendeu.
Na sequência, desceu do trio elétrico e percorreu um trecho da rua na parte superior de um automóvel, que foi cercado por apoiadores. Bolsonaro não se manifestou à imprensa em nenhum momento da passagem pelo município.
A convenção do PL que confirmará a chapa de Scalco e Gladis Frizzo (PP), como vice, em Caxias, ocorre no dia 4 de agosto na Câmara de Vereadores. A coligação de direita é formada ainda pelo Novo e pelo Podemos.
Almoço em Farroupilha
Após o ato em Caxias, o ex-presidente seguiu para Farroupilha, onde, em um encontro restrito para convidados, almoçou com o prefeito Fabiano Feltrin (PL) e pré-candidatos da coligação que representa o atual governo.
No Estado desde a tarde de quarta (24), quando esteve em São Leopoldo, o ex-presidente passará ainda por Canoas e Porto Alegre para referendar outras pré-candidaturas do PL. O partido terá cerca de 150 candidatos a prefeito e a vice-prefeito em todo o RS.
Acompanhe vídeos da cobertura
Chegada em Caxias do Sul e motociata
Chegada a Rua Plácido de Castro para o ato político
Imagens: Yago De Boni/Grupo RSCOM
Discurso no trio elétrico
Imagens: Yago De Boni/Grupo RSCOM