Estudantes gaúchos são vice-campeões de desafio da Nasa com o Robotchê

Esta é a segunda vez que alunos do curso de Mecânica da Escola Frei Plácido, de Bagé, participam do Human Exploration Rover Challeng. O desafio ocorreu de 18 a 22 de abril, no Alabama

Publicado por
09:21 - 23/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Seduc/Divulgação

Uma equipe formada por alunos do Curso Técnico de Mecânica da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, de Bagé, conquistou o segundo lugar na categoria Pit Crew no desafio Human Exploration Rover Challenge, da Agência Espacial dos Estados Unidos, a Nasa. O evento ocorreu entre os dias 18 e 22 de abril,em Huntsville, Alabama, nos Estados Unidos. O desafio contou com com 72 equipes, de 13 países.

A competição consistiu na criação de uma veículo para atravessar uma pista de obstáculos de 800m, que simula o terreno de outros planetas e corpos celestes. A equipe brasileira construiu um protótipo de carrinho movido a pedaladas batizado de Robotchê.

O grupo foi composto pelos estudantes Sofia Cuadros, Carlos Eduardo Munhoz Ferreira, Felipe de Oliveira Luiz, Frontelino Ferreira de Oliveira, Lucas Nogueira Andina, Mikael Macedo Ferreira Kaupe e Otávio Borges Motta, juntamente com  o professor Santiago Nogueira Cuadros.

“A categoria Pit Crew analisa melhor envolvimento em trabalho, dedicação, decisões rápidas para os problemas”, avaliou a líder da turma, Sofia Quadros.

O desafio:

Evento anual da NASA, o Human Exploration Rover Challenge, é uma competição de design de engenharia que envolve alunos de todas as partes do mundo criando ferramentas para a próxima fase da exploração espacial. É necessário criar um veículo de tração humana capaz de se sobressair diante os desafios impostos pelos terrenos mais diversos, encontrados na lua, em corpos celestes e outros planetas.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp