Estudante Bento-Gonçalvense descreve a conquista da terceira medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Em entrevista exclusiva ao Portal Leouve, a estudante Bianca Battisti, aluna do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino…

Publicado por
14:37 - 12/08/2021

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Imagem: Reprodução Redes Sociais

Em entrevista exclusiva ao Portal Leouve, a estudante Bianca Battisti, aluna do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), revelou como foi a conquista de sua terceira Medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

O primeiro prêmio que Bianca conquistou foi no ano de 2018, quando ela ainda estava no 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Prefeito José Chies, em Carlos Barbosa. No ano seguinte, ela ingressou no Campus Bento Gonçalves do IFRS e, em 2020, conquistou novamente a Medalha de Ouro na OBA.

Além dessas três Medalhas de Ouro, Bianca já havia conquistado duas Medalhas de Bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), nos anos de 2016 e 2018. O resultado obtido a possibilitará de participar das seletivas para compor a equipe brasileira nas Olimpíadas Internacionais.

Em entrevista concedida ao Grupo RSCOM, Bianca se mostrou muito grata pelo resultado. “A sensação, com certeza, é de muita alegria. Fico muito feliz com a repercussão, porque assim, quem sabe, mais alunos se interessem pelo assunto e pela realização da prova”, disse.

Apesar de ainda não ter decidido o que cursar no futuro, Bianca contou que pretende ir para a universidade. Ela tem em mente os cursos de Engenharia Ambiental ou Astrofísica, mas não descarta outras opções. Bianca ressalta ainda que gostaria de estudar em uma universidade federal. “A minha ideia é estudar em uma federal, de preferência a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que seria um sonho para mim”, revela.

 

Sobre a OBA

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio. Tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando em mutirão nacional, além dos próprios alunos, profissionais da educação, pais, escolas, planetários, clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, etc.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp