A campanha do Caxias nesta Série D do Campeonato Brasileiro ficará marcada para sempre na memória do torcedor e na história do clube. A competição marcou o primeiro acesso da história do clube a nível nacional, dando o direito da disputa da Série C em 2024.
O time Grená depois de terminar a primeira fase na segunda colocação do Grupo 8 eliminou Inter de Limeira, Ceilândia e Portuguesa-RJ, alcançando às semifinais quando acabou sendo desclassificado pelo Ferroviário-CE, em dois jogos bastante disputados.
O grande personagem desta campanha sem dúvidas foi o camisa 9 Eron. Ele se tornou o atleta com mais gols em uma única edição da competição. Desde 2009, quando a Série D começou a ser disputada neste formato, o recorde pertencia a Nino (2012) e a Negueba (2021), ambos com 13 gols por edição, mas Eron colocou 14 bolas na rede.
Não a toa que os torcedores criaram uma música que embalou as atuações de Eron. Ao som de “Uh, terror, o Eron é matador”, os atletas junto aos torcedores comemoram o acesso em Caxias do Sul.
Em 35 jogos na temporada 2023 são 18 gols, contando quatro também pelo Campeonato Gaúcho, onde ajudou a levar o time até o vice-campeonato, quando foram derrotas pelo Grêmio na grande final.