Estrada dos Romeiros recebe melhorias para a Romaria de Caravaggio; confira os serviços

Foi realizada a roçada, capina, poda de galhos e limpeza das canaletas do trajeto, preparando uma infraestrutura que garante segurança e bem-estar aos participante

Publicado por
15:30 - 24/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Estrada dos Romeiros recebe melhorias para a Romaria de Caravaggio; confira os serviços. (Foto: Eduardo Garcia / Grupo RSCOM)

Estrada dos Romeiros recebe melhorias para a Romaria de Caravaggio; confira os serviços. (Foto: Eduardo Garcia / Grupo RSCOM)

Neste final de semana, 25 e 26 de maio, ocorre a 145ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha, com o lema ‘Fonte de Misericórdia, Rogai por Nós’. A louvação tem sido um sinal de conforto para tantos gaúchos que encontram, na devoção de Caravaggio, alento e esperança diante da tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul. Estrada dos Romeiros

A Prefeitura de Caxias do Sul prepara a recepção aos romeiros, com infraestrutura que busca garantir a segurança e o bem-estar dos participantes. Devido à calamidade pública, cerca de 100 pessoas, entre voluntários e servidores municipais, trabalharão nos pontos de apoio ao longo da Estrada dos Romeiros, de Caxias a Farroupilha, durante o sábado e domingo, a partir das 5h.

Serão disponibilizados mais de 60 banheiros químicos ao longo do trajeto. A Codeca instalará 200 tonéis e 10 contêineres de lixo para realizar a coleta dos resíduos. Um caminhão-pipa do Samae estará no local conhecido como “ponto zero” para abastecer as garrafinhas de água dos peregrinos.

A Secretaria Municipal da Saúde estará presente com ambulâncias e ‘motolâncias’ do Samu. Já a Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social, a Guarda Municipal e a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade realizarão ações de segurança dos romeiros, especialmente, na travessia da ERS-122, com apoio da Polícia Rodoviária Estadual e da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG).

(Divulgação)

Infraestrutura e manutenção

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) melhorou a iluminação da rodovia e da Av. Triches, instalando novas luminárias em LED. Equipes do Setor de Iluminação Pública instalaram pontos de energia elétrica para as equipes no marco zero. A Defesa Civil, o 16º Distrito de Escoteiros, as Bandeirantes e a Cruz Vermelha participarão do apoio, embora com menos voluntários devido aos esforços de ajuda às vítimas das chuvas no Estado.

No ponto zero, os romeiros terão acesso à água, biscoitos, água quente para chimarrão, chá, terços, chaveiros e fitas abençoados, oferecidos pela Rádio Viva e Jovem Pan Serra Gaúcha.

A Estrada Municipal Arziro Galafassi (Estrada dos Romeiros) é asfaltada de Caxias do Sul até o Santuário. A Secretaria de Obras (SMOSP), a Subprefeitura do Desvio Rizzo e a Codeca realizam serviços ao longo do trajeto.

No trecho de Caxias, de aproximadamente 10 quilômetros, foram realizadas a roçada, capina, poda de galhos de árvores e limpeza de canaletas para o escoamento da água da chuva, aproveitando o tempo seco desta semana.

Programação Religiosa 

As missas no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio ocorrerão em todos os dias de festa às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h. Às 14h, será realizada a recitação do terço e a adoração ao Santíssimo Sacramento. A celebração das 10h30 será campal, seguida de procissão com a imagem da Santa.

25 de maio (Sábado)
– Missas: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h
– Terço: 14h

26 de maio (Domingo)
– Missas: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h
– Terço: 14h

Durante os dois dias de romaria, haverá confissão individual no Santuário Antigo e nos confessionários do Santuário Novo. Pedidos de oração poderão ser feitos dentro do Santuário Antigo e na secretaria.

estrada dos romeiros

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp