Comportamento

Estiagem afeta níveis hídricos da barragem de Garibaldi

Estiagem afeta níveis hídricos da barragem de Garibaldi Estiagem afeta níveis hídricos da barragem de Garibaldi Estiagem afeta níveis hídricos da barragem de Garibaldi Estiagem afeta níveis hídricos da barragem de Garibaldi
Estiagem afeta níveis hídricos da barragem de Garibaldi

De acordo com a Defesa Civil estadual, já somam-se 122 municípios no Rio Grande do Sul em situação de emergência devido a estiagem prolongada. Com a falta de chuvas, as condições hidrográficas de diversas bacias de captação estão em condição de atenção.

A baixa disponibilidade hídrica também afeta diversos municípios da Serra Gaúcha. Mesmo diante do cenário alarmante, de acordo com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), atualmente não há nenhum município no Rio Grande do Sul com racionamento de água.

Em Garibaldi, a situação é de alerta, uma vez que os níveis da barragem estão baixos. O gestor da Corsan no município, Alessandro Tavares, pondera que não há a previsão de racionamento de água no município apesar da falta de chuva.

Para a normalização dos níveis hídricos, especialistas afirmam que seja necessário dias seguidos de chuva com 40 milímetros ou mais. Caso haja um período extenso sem chuvas, os problemas hídricos tendem a aumentar.

Acompanhe a manifestação do gestor da Corsan de Garibaldi, Alessandro Tavares, clicando abaixo:

Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM