Por conta dos acontecimentos ocorridos neste domingo (8) em Brasília, movimentos populares ocuparam a Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, para se manifestar em defesa da democracia e contra atos antidemocráticos. Eles pedem a punição dos invasores das sedes dos Três Poderes da República – Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).
A principal frase de ordem ouvida no protesto é “sem anistia”, em referência à responsabilização dos que promoveram, incentivaram ou financiaram os atos na capital federal.
A vereadora e deputada federal, Denise Pessôa (PT), destaca que a grande quantidade de jovens no local traz esperança ao Brasil.
“A manifestação aqui é um sinal de que a democracia precisa respirar. É bom que vemos aqui muitos jovens, o que dá esperança de um Brasil mais oxigenado e que compreenda o valor do voto e da democracia”.
O vereador Lucas Caregnato (PT) também esteve no local e relatou que os acontecimentos de ontem (8) foram algo que nunca havia se presenciado no país.
“O que nós vivemos no Brasil ontem [domingo] é algo que nunca aconteceu na história do nosso país. É um ato de terrorismo e nós falamos de uma tentativa de um golpe de estado através de atos terroristas que atentam o que temos de mais valioso na República, que é o Estado Democrático de Diteito”.