Espetáculo Magnabosco inícia neste sábado (03), no Centro de Caxias do Sul

Atrações prometem encantar o público presente; trânsito terá alterações na região Central

Publicado por
11:02 - 02/12/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Espetáculo Magnabosco inícia neste sábado, no Centro de Caxias

(Foto: Divulgação Prefeitura Municipal)

“O Grande Espetáculo de Natal” será apresentado gratuitamente a partir deste sábado (03) e domingo (04), às 20h, nas Lojas Magnabosco, coração da cidade de Caxias do Sul (RS). O espetáculo, inédito, une artes cênicas, artes circenses e tecnologia, por meio de projeção mapeada com cenário digital projetado na fachada da casa centenária, integrando também a arquitetura histórica no contexto. Com o evento, o trânsito no Centro terá alterações. 

Trânsito com alterações

Em decorrência do Grande Espetáculo de Natal Magnabosco, no cruzamento das ruas Sinimbú e Dr. Montaury, o trânsito da área central de Caxias do Sul será alterado em algumas vias. Na última quarta (30), equipes da Fiscalização de Trânsito fizeram reserva de vagas do Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR).

No dia 3 de dezembro, às 8h, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade fará o bloqueio total da Rua Sinimbu, no trecho entre as ruas Visconde de Pelotas e Dr. Montaury. Às 15h, o bloqueio total será expandido também para o cruzamento da Rua Dr. Montaury com a Avenida Júlio de Castilhos. Parte do público assistirá ao espetáculo em cadeiras que estarão sobre as vias, no entroncamento das ruas Sinimbu e Dr. Montaury.

Os ônibus que trafegam pela Rua Sinimbu farão conversão à esquerda na Rua Visconde de Pelotas. O trajeto ônibus será pelas ruas Bento Gonçalves e Borges de Medeiros, de onde retornam para a Sinimbu. O serviço será normalizado a partir da segunda-feira (05). 

Direção artística do Grupo Tholl

Com direção artística de João Bachilli (Grupo Tholl), direção musical de Ivan Montanha (Coro da Unimed) e mapping, “O Grande Espetáculo de Natal” terá duração prevista de uma hora e será protagonizado por elenco de 60 artistas, misto do Grupo Tholl e artistas de Caxias do Sul, em um roteiro composto por seis atos.

A narrativa remete ao tempo e à história, ao Natal que atravessa gerações, que recebe a inovação tecnológica sem perder a essência. É Natal, tempo dos bons sentimentos, da esperança renovada, dos encontros e reencontros entre famílias. É tempo de amor e de perdão. É luz para a humanidade, representada pela estrela guia.

Quatro núcleos artísticos integram a produção: núcleo de artistas circenses do Grupo Tholl (Pelotas/RS), núcleo de artes cênicas com artistas locais selecionados por audição, núcleo de aéreos com o Joanas D’ar e núcleo musical do Coro Unimed. Além destes, uma equipe de criativos atua na produção de conteúdo digital para o vídeo mapping. É o estímulo à criatividade e inovação, ao intercâmbio entre linguagens à medida que une artes milenares à projeção mapeada.

Mais do que um espetáculo exclusivo e inovador, a organização – com o objetivo de promover o bem estar do público – ampliou para dois dias de apresentação. Além disso, também serão ampliadas as quantidades de cadeiras disponíveis, para mil unidades por noite. Serão quatro pontos de acesso ao evento, sendo um deles com área de embarque e desembarque para pessoas com deficiência.

Valorização do centro de Caxias do Sul

A realização deste espetáculo gratuito, em pleno coração da cidade, é um presente à comunidade caxiense que ocorre desde 2016. A continuidade de uma celebração proposta pelo empresário Pedro Horn Sehbe, que despertou para o resgate das celebrações de Natal na cidade. Nasceu da inquietação de Sehbe, responsável pelas Lojas Magnabosco, em oferecer ao público caxiense acesso gratuito à cultura.

“O espetáculo demonstra o espírito comunitário, além de ocupar e humanizar o centro histórico, valorizando-o e preservando os laços da cidade com a memória. Também gera encantamento e pertencimento. Os espetáculos anteriores contaram com corais nas sacadas, encenação do nascimento do Menino Jesus com a participação de 50 atores, show de luzes e acrobacias aéreas sob o embalo de 60 vozes” destacou Pedro.

“O Grande Espetáculo de Natal” é viabilizado com investimento de R$ 400 mil oriundos majoritariamente da iniciativa privada, somado ao aporte do município por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A concepção de espetáculos próprios no município coloca em voga um importante estímulo, que é a criação artística e gera conexões entre a cultura e economia criativa, que aliam-se transversalmente ao turismo, reconhecidamente potenciais para o desenvolvimento da região. Um olhar atento ao movimento de inserção de Caxias do Sul no mapa do turismo.

Envolvimento da cultura caxiense

Estima-se que este espetáculo contribuirá com a geração e/ou manutenção de 98 postos de trabalho, entre artístico e técnico, destacando-se para a geração de emprego e renda de equipes da cadeia produtiva da cultura para além das funções artísticas, proporcionando circulação de recursos em hotéis, transportes, restaurantes, moda (tecido e aviamentos), publicidade e gráficas, entre outros.

O espetáculo gera novas oportunidades de formação profissional, visto que dentro os artistas locais selecionados por audição estão jovens em formação artística. Ainda, a concepção e realização deste espetáculo proporciona encontros valorosos ao reunir a direção e parte do elenco do Grupo Tholl com artistas e produtores locais, contribuindo com a projeção do capital artístico local e também promovendo importantes conexões entre artistas, produtores e diretores de cidades e regiões distintas.

“O Grande Espetáculo de Natal” é uma idealização de Pedro Horn Sehbe. A direção executiva desta edição é da produtora cultural Cali Troian. O patrocínio oficial é das Lojas Magnabosco, ao lado de Unimed Nordeste/RS, Sicredi Pioneira, Rede Caminho, Orquídea, Hering, Marcopolo, Shopping Villagio Caxias e Exacta Engenharia. Ainda, conta com a parceria da Pisani e Blue Tree Hotel.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp