Uma cena que já foi verificada ainda no último mês de março, e que é problema há anos em Bento Gonçalves, volta a se repetir. Uma significativa quantidade de peixes mortos no Lago Fasolo, na Rua Pedro Rosa, bairro Progresso.
O motivo desta mortandade estaria ligada ao despejo de poluentes devido a vazamentos de esgoto não canalizado no local. A situação gera mau cheiro e expõe moradores das proximidades a transtornos.
Em março do ano passado, a Secretaria do Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves efetuaram a limpeza do lago na oportunidade. Nesta terça-feira (12), equipes de fiscalização da secretaria do meio ambiente estiveram novamente no local e afirmam que a mortandade foi provocada pela falta de oxigenação no local, gerada pelas altas temperaturas.
A Secretaria do Meio Ambiente afirma que vai verificar o andamento da situação nos próximos dias e notificar a Corsan, que desde 2013, ficou responsável de dar prosseguimento ao serviço de tratamento do esgoto no local, o que inclui a canalização de esgoto nas residências próximas, de forma a evitar o despejo dos efluentes que poluem o lago e geram a mortandade.
A Corsan não emitiu nenhum posicionamento acerca do assunto até o final desta reportagem.