No dia 08 de julho encerrou o contrato da Prefeitura de Caxias do Sul com a empresa terceirizada GFG. Portanto, a partir desta segunda-feira (11) as merendeiras e funcionários de limpeza de escolas municipais, contratados pela Codeca assumiriam as funções.
Entretanto, na tarde deste domingo (10), a Secretaria Municipal de Educação (SMED) encaminhou uma nota informando que o contrato entre Codeca e Prefeitura não havia sido assinado. Então, nesta segunda-feira as escolas “assumiriam um plano B” para a produção de alimentos e higienização das instituições. Pelas informações repassadas ao Portal Leouve os próprios professores e equipes diretivas estão produzindo a alimentação.
O presidente do Sindilimp, Henrique Silva, confirmou a falta de assinatura deste contrato e explica que aguarda ao longo desta segunda-feira, uma nova determinação da prefeitura. Os funcionários não estão trabalhando nesta segunda, por dispensa da Codeca, mas o sindicato ajuizará uma ação para que eles possam receber seus direitos.
“Nós estamos também fazendo um movimento junto ao município de Caxias do Sul, responsabilizando então. que os trabalhadores mesmo estando fora do contrato de trabalho, por estar sendo dispensado, o dia de hoje que nós queremos rever essa questão do pagamento do dia. Assim como também do vale transporte e do auxílio alimentação. Considerando que lá atrás o município se responsabilizou que no dia de hoje, já estaria uma nova empresa e nesse caso já tinha colocado a Codeca como alternativa. Vamos cobrar que a partir de hoje estejam assegurados deste novo modelo de contrato.”
Até a assinatura do contrato os funcionários não irão trabalhar. A assessoria da Prefeitura de Caxias do Sul destacou que irá se manifestar sobre o caso somente após a assinatura do contrato. O qual deve ser assinado entre esta segunda e terça-feira.
Mais de 80% foram recontratadas
De acordo com Henrique Silva mais de 80% dos ex-funcionários da GFG foram recontratados pela seleção da Codeca. Apenas situações pontuais como falta de documentos, pessoas que se inscreveram mais de 12 vezes e que optaram por não trabalhar com a Codeca é que não foram selecionados.