A Equipe Diretiva da Escola Estadual Santa Catarina anunciou, na noite desta segunda-feira (01), que as aulas presenciais voltarão na próxima quarta-feira (03), em Caxias do Sul.
As aulas, que estavam suspensas por cerca de 30 a 40 dias, após o roubo de fio e cabos elétricos na madrugada do último dia 23 de julho, quando os criminosos atacaram a escola e levaram aproximadamente dois metros de fios e danificaram toda a rede de alta tensão da escola.
Conforme a diretora, Flavia Schefelbanis, o retorno vai ocorrer graças aos esforços da direção junto com a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que utilizou uma verba extraordinária de cerca de R$ 15 mil, do programa Agiliza, do Governo do Estado, que previa o gasto em outras melhorias e manutenção na estrutura da escola.
Entretanto, o gasto com a recuperação da rede de energia se transformou em uma urgência, já que os alunos estavam sem aulas desde o início das férias. A coordenação da escola se reuniu com a 4ª CRE e conseguiu agilizar o reparo da energia elétrica, após a direção da escola fazer mudanças na planilha de gastos direcionando à verba para o conserto da rede de energia elétrica, já que o orçamento havia sido feito pela Secretaria de Educação do Estado na última semana.
Na tarde desta segunda-feira (01), a empresa Muterle finalizou a obra e comunicou a RGE, que sinalizou o prazo de 24 horas para reenergizar a escola, o que deve ocorrer durante esta terça-feira. Desta forma houve a possibilidade de antecipar o retorno dos cerca de 1.100 alunos que estavam longe das salas de aula, nos três turnos da escola.