Bento Gonçalves

VÍDEOS: Transtornos causados pelas chuvas atingem diversos locais em Bento Gonçalves

Deslizamentos de terra, rompimento de tubulações e diversos alagamentos foram registrados nesta quarta (1º/5)

BENTO GONÇALVES
Foto: Divulgação

As equipes da Prefeitura de Bento Gonçalves seguem os trabalhos nesta quarta-feira (1º) para solucionar os problemas causados pelas fortes chuvas. Diversos transtornos foram registrados no município.

Durante a terça-feira (30) às equipes atenderam ocorrências de deslizamentos de terra em diversas localidades da cidade e interior, rompimento de tubulações, obstrução de bocas de lobo que causaram alagamentos em alguns pontos, colocação de lona em algumas residências, sendo cerca de 400 m de lona utilizados, e outros serviços.

O arroio Barracão transbordou, causando o bloqueio no trânsito e alagamentos em algumas residências. O trânsito no local segue interrompido.

Na Rua Aristides Bertuol a queda de uma barreira bloqueou o trânsito nos dois sentidos, equipes trabalham para desobstrução da via.

No Vale dos Vinhedos, a ERS-444 foi bloqueada no sentido à rotatória com a Via Trento, pois parte da via cedeu.

As equipes também iniciaram o trabalho para retirada de móveis das famílias que moram próximo ao Rio das Antas na Linha Alcântara. Os moradores estão sendo encaminhados para casa de familiares ou ao Ginásio da Linha Alcântara. Cerca de 11 famílias foram retiradas.

O trabalho das equipes segue nos próximos dias. Emergências podem ser comunicadas no 153.

A Prefeitura está disponibilizando espaços para o abrigo das famílias que moram em locais em risco na cidade. Será disponibilizada a Casa de Passagem e se necessário o Ginásio de escolas Municipais.

O contato pode ser realizado pelo telefone 3055-7337.

 

Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves:

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves, que permanece com o telefone 193 sem funcionar, também busca minimizar os danos ao município e evitar que novos problemas possam acontecer. Em um relatório enviado na manhã desta quarta-feira (01), que compreende os trabalhos realizados entre às 4h00 da madrugada de terça (30) até as 4h00 de hoje, foram realizadas retiradas de vítimas de áreas de risco, manejo de vegetação e lavagem de pistas para desobstruir as vias.

Até o momento, os bairros mais afetados segundo as ocorrências registradas pelo corpo de bombeiros foram:

  • Vale dos Vinhedos: alagamentos, corrosão do solo e o resgate de uma pessoa;
  • Linha 15 da Graciema: Moradores sofrem com alagamentos e pessoas ilhadas. Até a divulgação do relatório, 7 pessoas haviam sido resgatadas de suas casas em áreas de risco, que foram tomadas pelas águas;
  • Bairros Eucaliptos e Vila Nova: deslizamentos de terra bloquearam vias. Os trabalhos foram concentrados na busca por possíveis vítimas, algo que não foi confirmado;

O Corpo de Bombeiros Militar solicita a cada pessoa que perceba que sua residência está correndo risco que saia e procure um local seguro. Não deixe de acionar ajuda se precisar, mas pense sempre antes do colapso acontecer para que vidas não fiquem em risco.

Na manhã desta quarta o Corpo de Bombeiros Militar também realizou um resgate de idosos com o uso de tirolesa. Ele com 78 anos e ela com 67, residentes em uma área de grande mata no interior de Santa Tereza, encontrava-se em uma zona de grande risco após deslizamentos atingirem a lateral de sua residência, que fica situada a mais de 150 metros da via de acesso mais próxima.

A equipe conseguiu chegar até o casal, que se encontrava bem fisicamente. Para resgatá-los foi necessário o uso de cordas para atravessar um córrego, além do mais absoluto cuidado e atenção, pois a área está sob forte risco de deslizamento a qualquer momento.

Imagens: Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves/Divulgação
Imagens: Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves/Divulgação
Imagens: Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves/Divulgação
Imagens: Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves/Divulgação
Imagens: Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves/Divulgação
Imagens: Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves/Divulgação
Imagens: Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves/Divulgação
Imagens: Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves/Divulgação

 

Bloqueios de estradas:

  • No Fátima, onde é realizada a ampliação da rede de drenagem, o trânsito está interrompido entre as Ruas Hermenegildo Poloni e Francisco Tomasi;
  • O trânsito está bloqueado no trecho entre a Dávile Sandrin e BR 470, na Busa;
  • Queda de barreira na rua Ivan Copat, no Vila Nova III;
  • A ponte de acesso à Linha Zemith está interditada;
  • Trânsito interrompido na Rua Pedro Michelon com Giuseppe Santarossa, no Aparecida, devido ao rompimento de tubulação;
  • Trânsito bloqueado no sentido da rua São Paulo para Linha Buratti, após queda de barreira;
  • Trânsito interrompido na Rua Carlos Dreher Neto após queda de barreira;
  • A ponte de pequeno porte localizada no Vale Aurora está bloqueada;
  • Trecho bloqueado na Travessa da Linha Paulina, em direção ao Vale Aurora;
  • Trecho bloqueado na ponte entre Faria Lemos e Cotiporã;
  • Na comunidade da Linha Rosário trecho interditado em virtude de um córrego que transbordou;
  • A ponte de pequeno porte, próximo ao Rio das Antas, sentido Comunidade Passo Velho, transbordou e também se encontra interditada;
  • Trecho bloqueado na rua Ângelo Luchese, no Barracão.