Bento Gonçalves

Energia solar reduz em 80% o consumo do Lar do Ancião de Bento Gonçalves

O sistema foi instalado em setembro de 2019 através do projeto "Amigos do Lar, Amigos do Sol"

Imagem:  Gunther Scholer/Grupo RSCOM
Imagem: Gunther Scholer/Grupo RSCOM

Há cerca de dois anos, em setembro de 2019, o Lar do Ancião de Bento Gonçalves deu início ao sistema de energia solar, ou sistema fotovoltaico. O projeto denominado “Amigos do Lar, Amigos do Sol”, consistiu na instalação de placas fotovoltaicas, com o objetivo de reduzir significativamente o consumo de energia elétrica da entidade.

Em entrevista ao Grupo RSCOM, o presidente do Lar, José Foresti, revelou que, com a instalação das placas, foi possível reduzir de 70% a 80% o custo de energia elétrica da instituição. “Nós pagávamos em torno de 8.000 a 10.000 reais de conta de luz, e hoje nós pagamos em torno de 2 mil reais. Este foi um projeto muito significativo e valioso, graças a toda comunidade, e que vem auxiliando muito na qualidade dos serviços prestados aos nossos idosos”, explicou.

Em parceria com o Rotary Cub Planalto de Bento Gonçalves e a Multi Aquecimento e Energia, com o apoio da Agência Experimental da Faculdade Cenecista de Bento, o projeto baseia-se em 210 placas fotovoltaicas, que reduzem o equivalente a 66Kwp. O investimento total foi de cerca de R$ 250 mil. De acordo com Foresti, o projeto foi custeado por parceiros que doaram placas, sem oneração extra para o Lar. Os doadores receberam um certificado de participação no projeto e seus nomes foram eternizados em um memorial que foi anexado ao prédio da instituição.

A sustentabilidade é uma das principais características do sistema de energia solar. A energia produzida com o equipamento não polui o meio ambiente e tem como base a luz solar, uma fonte limpa, infinita e renovável. Outro grande benefício é a economia na conta de luz, que pode chegar a até 95%. O sistema funciona da seguinte maneira: durante o dia, os raios solares que incidem sobre as placas são absorvidos e convertidos em energia elétrica de corrente contínua. O inversor capta essa corrente contínua e a transforma em corrente alternada, estando pronta para o consumo. Quando a energia gerada é maior do que a quantidade consumida, o excedente é injetado na rede de distribuição, acumulando créditos que podem ser usados em até cinco anos para o abatimento no valor de contas futuras.

O Lar do Ancião é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Idealizado por um grupo de pessoas da comunidade, teve início a partir de 1981 e abriu suas portas em 1990. Atualmente, atende cerca de 60 idosos das mais diferentes condições sociais, frequentemente em situação de vulnerabilidade. O Lar mantêm-se com contribuições dos residentes e de suas famílias, além de doações oriundas de projetos sociais, pessoas físicas e empresas. A entidade fornece a todos os residentes, cuidados nutricionais, médicos, fisioterapêuticos e de enfermagem, em tempo integral. Também são desenvolvidas atividades de educação física e terapia ocupacional, assegurando a continuidade da vida de forma digna.

Imagem: Patrícia Larentis/Grupo RSCOM
Imagem: Gunther Scholer/Grupo RSCOM
Imagem: Gunther Scholer/Grupo RSCOM
Imagem: Gunther Scholer/Grupo RSCOM
Imagem: Patrícia Larentis/Grupo RSCOM