Encontro Nacional dos Produtores de Alho será no dia 10 de novembro, em Nova Pádua

O objetivo da atividade é fortalecer e aproximar produtores, entidades e parceiros. Na Serra Gaúcha, cerca de mil famílias são produtoras da hortaliça

Publicado por
14:34 - 17/10/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Encontro Nacional dos Produtores

O 35º Encontro Nacional dos Produtores de Alho ocorre no dia 10 de novembro no salão paroquial de Nova Pádua. Na oportunidade, eles terão a oportunidade de debater sobre a realidade e os desafios do mercado do alho. O objetivo da atividade é fortalecer e aproximar produtores, entidades e parceiros.

As atividades serão presenciais, mas haverá transmissão online para todo o país. Durante toda à tarde, os agricultores assistirão a palestras técnicas que giram em torno do tema Panorama do Mercado do Alho. O evento terá palestras sobre antidumping, mercado do alho, análise e perspectiva da pesquisa e a sanidade do alho. Haverá ainda espaço das associações estaduais e debate sobre o mercado atual, além de uma feira agro com parceiros do setor.

O alho possui uma grande importância econômica para o Brasil, empregando milhares de pessoas e sendo o sustento de outras tantas famílias brasileiras que se dedicam ao seu cultivo. Atualmente, o país produz mais de 167 mil toneladas, numa área plantada de 13 mil hectares, sendo que 65% do alho consumido vem do mercado interno e o restante de outros países.

Na Serra Gaúcha, cerca de mil famílias são produtoras da hortaliça. Por isso, o Encontro Nacional se destaca pela importância de conscientizar os agricultores sobre o setor, além de debater temas relevantes da cultura.

O evento é realizado numa parceria entre Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa), Prefeitura Municipal de Nova Pádua e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua. Tem apoio do setor cerealista e produtores e patrocínio do Senar e Sicredi.

PROGRAMAÇÃO

13h – Credenciamento
13h30min – Abertura oficial do evento
14h15min – Antidumping / Palestrante: Clóvis Volpe, Diretor Jurídico da ANAPA
14h45min – Panorama do Mercado do Alho / Palestrante: Marco A. Lucini, Consultor da ANAPA
15h15min – Realidade e Desafios para 2024
16h – Coffee Break
16h30min – Análise e Perspectiva da Pesquisa da ANAPA / Palestrante: Patrícia Silva, ANAPA
17h – Sanidade do Alho (EPAGRI, IFC, IFRGS, Embrapa)
– André S. Strassburger (UFRGS) – Viroses na cultura do alho
– Leandro L. Marcuzzo (IFC) – Bacteriose e nematoides na cultura do alho
– Guilherme Mallmann (EPAGRI) – Ferrugem na cultura do alho
– Valdir Lourenço (Embrapa) – Mofo branco
18h – Palavra do Presidente da Anapa, Sr. Rafael Corsino
Espaço das Associações Estaduais
19h – Coquetel para os participantes

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp