A liberação e construção do Porto Meridional de Arroio do Sal foi o tema de uma agenda em Brasília, nesta quinta-feira (22). Participaram o prefeito do município, Luciano Pinto, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o diretor de outorgas de portos, Bruno Neri.
Durante o encontro, foram discutidas ações para agilizar os processos necessários. O objetivo é facilitar a viabilização do empreendimento, considerado estratégico para o desenvolvimento do litoral norte e do Rio Grande do Sul como um todo.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o ministro reafirmou o seu apoio ao projeto.
“Eu gostaria de parabenizar o prefeito pelo trabalho que vem fazendo e destacar a importância de tratarmos da agenda portuária da cidade. A gente sabe o impacto que esses investimentos portuários trarão para o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e a movimentação da economia. Eu quero, em breve, estar em Arroio do Sal para fazer estas entregas e dar boas notícias à população”, disse Silvio Costa Filho.
O prefeito Luciano Pinto destacou a quanto o governo federal tem estado comprometido com a construção deste empreendimento no litoral gaúcho.
“O Porto Meridional será um divisor de águas para nossa economia, com potencial para atrair novos investimentos e fortalecer a infraestrutura logística da nossa região. Esse é um passo histórico que estamos dando com responsabilidade, união política e visão estratégica para o futuro”, afirmou.
Atualmente, o projeto do Porto Meridional de Arroio do Sal encontra-se em fase de aprovação de licenças ambientais junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A previsão é de que as obras de instalação tenham início no próximo ano, no bairro Jardim Olívia Norte.