
No último dia 10 de abril, o empresário farroupilhense Daniel Bampi foi eleito o novo presidente da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha, a Cics Serra. Ele será empossado durante o mês de maio no lugar de Elton Gialdi.
O Grupo RSCOM realizou uma entrevista exclusiva com Daniel Bampi, na qual ele falou sobre suas expectativas de assumir o cargo, além das principais demandas para a entidade, que representa 17 municípios da Serra Gaúcha.
Inicialmente ele ressaltou estar muito contente em ser escolhido para a função, esta que em sua visão se deu por já ter presidido a Cics Farroupilha, entre 2017 a 2019. Este novo desafio engloba melhoras na infraestrutura na região serrana, bem como na área da saúde e turismo, além de outras demandas variadas.
“São 17 municípios que envolvem a Cics Serra, abrangendo mais de 1 milhão de pessoas nesses municípios. Essas entidades (e presidentes das Cics dos 17 municípios), tem como principal objetivo atuar em conjunto para tratar dos assuntos macro, que envolvem a todos. Isso tem uma importância bastante grande por conta do posicionamento das entidades, que acabam definindo e influenciando algumas decisões governamentais, que são importantes para a vida de todas as pessoas. É uma alegria e uma grande responsabilidade ter sido escolhido para presidir durante os próximos dois anos uma entidade tão representativa como a Cics Serra”, ressaltou Bampi.
A nova diretoria traz ainda os vice-presidentes Gilberto Boscatto de Flores da Cunha, Edmilson Zortea de Guaporé e Leonice Trevisan de Paraí, além da tesoureira Marisa Zanatta, de Carlos Barbosa.
Entre os assuntos destacados, Daniel Bampi falou da importância das concessões nas rodovias na região e também da situação dos hospitais:
“Vamos acompanhar todo esse pedagiamento que acontece, pra gente poder avaliar todas as obras que estão previstas nesta concessão, obras importantíssimas, fundamentais para o desenvolvimento, segurança, e também para dar vazão ao trânsito aqui da nossa região. Outros assuntos que nos chegam são aqueles envolvendo os hospitais aqui da região, como o Geral de Caxias do Sul, o próprio São Carlos de Farroupilha, que tem uma abrangência regional. Esses assuntos a gente já sabe que serão assuntos importantíssimos”, pontuou.
Outras pautas como a reforma referente aos impostos, onde existe uma carga tributária bastante elevada e na visão de Bampi é necessário “avançar como país” nessa reforma. A desburocratização também será ponto de debate. Dessa forma, ele avaliou os pontos mais importantes na Serra, dos quais a Cics vai trabalhar:
“A gente avalia todos os setores. Indústria, serviço, participar ativamente nessas atividades e no agronegócio também. No turismo vamos ter um envolvimento bastante grande nessa área. A nossa região tem crescido e investido muito, trazendo pessoas de praticamente todo o Brasil para a Serra Gaúcha”.
Para que haja o diálogo das pautas que surgem, existe uma diretoria com representantes dos 17 municípios, onde o presidente de cada Cic repassa demandas das cidades, e então são separados em grupos de trabalho para avaliação e atuação.
Bampi relembrou de uma contribuição feita pela Cics Serra para a construção do trevo da Telasul, que liga diversas cidades, pois com isso ajudou o trânsito naquela região. Em seu mandato, ele adiantou que serão realizadas reuniões mensais para a organização dos objetivos, com assuntos já definidas, além de outros encontros.
A data da posse de Daniel Bampi será definida nos próximos dias, esta que vai ocorrer durante o mês de maio.
17 municípios com atuação da Cics Serra
- Antônio Prado
- Bento Gonçalves
- Carlos Barbosa
- Casca
- Caxias do Sul
- Farroupilha
- Flores da Cunha
- Garibaldi
- Guaporé
- Ipê
- Nova Araçá
- Nova Prata
- Paraí
- São Marcos
- Serafina Corrêa
- Vacaria
- Veranópolis