Pela primeira vez, CDLs associadas à Federação Varejista do RS participaram de um encontro estadual simultâneo voltado a promover negócios e networking entre mulheres.
Leia mais
A 1ª Rodada de Negócios da CDL Mulher RS reuniu cinco CDLs com núcleos ativos voltados ao desenvolvimento do empreendedorismo feminino no Estado. Cada uma delas criou dinâmicas diferentes em suas respectivas sedes para reunirem associadas a fim de apresentarem suas empresas, estimulando as transações comerciais entre elas. A programação ocorreu dia 16 de julho.
De acordo com a diretora da CDL Mulher da Federação Varejista do RS, Débora Balbinotti Lunardi, o evento integra negócios de diferentes segmentos e portes, trazendo visibilidade a eles e mostrando a força do empreendedorismo feminino. “Hoje, quase 51% dos novos negócios no Rio Grande do Sul estão sendo capitaneados por mulheres. Isso significa que o protagonismo delas aparece também nos negócios e, principalmente, no empreendedorismo. O empreendedorismo consegue dar uma liberdade maior para a mulher cumprir com seus outros papéis inerentes à condição feminina, como o papel de mãe, por exemplo. Não é que seja mais fácil empreender, mas há maior liberdade de horários, então o empreendedorismo acaba beneficiando o universo feminino para lidar com essa e outras necessidades”, destaca Débora, também presidente da CDL Erechim.
Por lá, o evento foi realizado em parceria com o Sebrae e reuniu 38 participantes, representando um total de 34 empresas. Ao todo, o encontro estimulou oito rodadas de negócios que geraram uma estimativa de aproximadamente R$ 740 mil para os próximos 12 meses. “O evento proporciona a criação de uma rede de negócios, promovendo uma integração entre e networking, fazendo com que nós, mulheres, capitaneando negócios, ao mesmo tempo somos clientes de outras mulheres. Essas ações coletivas também dão visibilidade para esse novo momento do empreendedorismo feminino, engrandecendo o movimento e mostrando o quanto as mulheres são protagonistas na questão do empreendedorismo, estando presentes em todos os segmentos”, opina Débora.