Na última terça-feira (13), ocorreu no Ministério Público de Bento Gonçalves uma reunião para dar seguimento no desenvolvimento de um Termo de Referência para preservação do patrimônio cultural e paisagístico do Vale dos Vinhedos. A reunião trabalhou para apontar as formas como municípios agirão na região. Um fato que chamou a atenção foi a confirmação de que Monte Belo do Sul e Garibaldi estudam revisões em seus Planos Diretores.
Estiveram presentes representantes do MP, Centro de Apoio da Ordem Urbanística, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE) e Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), bem como das cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul.
Ao início do encontro, conforme a ata do Ministério Público que o Portal Leouve teve acesso, o diretor do IPHAE, junto de técnicos da Metroplan apresentaram um estudo que estabelece um plano de ação para formatação do termo de referência. Na sequência, os representantes das cidades apresentaram seus dados referentes ao Vale dos Vinhedos.
A diretora do IPURB, Melissa Bertoletti Gauer expôs aos presentes um mapa delineando a área. Em seguida, o prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir Dalle, afirmou que o município já fez um inventário do patrimônio e está encaminhando a revisão geral do Plano Diretor. Esta revisão, conforme o gestor, pretende seguir as diretrizes para preservação do Vale dos Vinhedos.
Na mesma linha, o município de Garibaldi, representado por sua Procuradora, Tatiana Brambila, destacou que o Plano Diretor da cidade é “contraditório em determinados pontos” e que existe a intenção de realizar uma revisão.
Procuradas para detalhar quais pontos foram observados nos Planos Diretores, as prefeituras não responderam aos questionamentos do Portal Leouve até o fechamento desta reportagem.
Na sequência da reunião ficou decidido que os municípios irão indicar o nome dos técnicos que irão compor o grupo de trabalho para criação do Termo de Referência junto ao IPHAE e Metroplan. Após, os dados de cada cidade acerca serão compilados e, no dia 22 de novembro ocorrerá uma reunião para apresentação do termo já finalizado.