
O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social atende desde o dia 2 de abril na Praça CEUs (Centro de Arte e Esporte Unificado, na rua Calisto Orestes Sganzerla, bairro Ouro Verde, em Bento Gonçalves. Com a mudança de endereço, os atendimentos aumentaram, de 260 em março, quando ainda estava junto à Upa, na Zona Norte, para 370 atendimentos no mês de abril, quando já estava em novo endereço. Para a coordenadora do CRAS I, Eduarda Gafforelli, uma das novidades foi a aproximação com a comunidade.
“Com a mudança de endereço, a comunidade está mais próxima dos serviços de assistência social através do CRAS. A mudança visa ampliar a estrutura de atendimento aos usuários e aproximar o centro dos bairros que integram o zoneamento.”
A região onde está atualmente localizado, moradores do São Roque, Ouro Verde, Zatt, Novo Futuro, Panorâmico e Loteamento Bertolini.
O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Atualmente, o CRAS I conta com o registro de 2.323 usuários, sendo 498 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, 225 beneficiários de Prestação Continuada e 1.600 famílias com inscrição no Cadastro Único.