Futebol

Em noite cheia de nuances, Grêmio garante vaga na semifinal da Copa do Brasil

Tricolor saiu atrás no placar, mas conquistou vaga nos pênaltis

Gabriel Grando foi o herói gremista (Foto: Lucas Uebel/Gremio/Divulgação)
Gabriel Grando foi o herói gremista (Foto: Lucas Uebel/Gremio/Divulgação)

Os torcedores gremistas tiveram, nesta quarta-feira (12), mais uma daquelas noites de copa que tanto amam. Após apreensão, pela possibilidade de adiamento em virtude da chuva, Grêmio e Bahia fizeram um jogo histórico na Arena e definiram a classificação para a semifinal da Copa do Brasil nos pênaltis. Melhor para o Tricolor Gaúcho, que reverteu vantagem dos baianos, construída no primeiro tempo, e viu Gabriel Grando carimbar o passaporte para a próxima fase.

Primeiro tempo

Se enganou quem achava que o jogo seria truncado por conta das condições do gramado. Desde o início do jogo, Grêmio e Bahia se dispuseram a dar espetáculo em campo. O Tricolor Gaúcho começou melhor, empilhando boas chances, sempre passando pelos pés de Luis Suárez.

Mas quem abriu o placar foi o Tricolor Baiano. Em um chutaço de fora da área, o artilheiro Everaldo encobriu Gabriel Grando e guardou a bola no fundo das redes. 1 a 0 e vantagem subindo o mapa do Brasil.

Segundo tempo

Em desvantagem, o Grêmio foi para cima seguiu tendo boas chances de marcar, principalmente utilizando as trocas de passes no terço final. Foi quando brilhou, como costuma brilhar, a estrela de Renato Portaluppi. O técnico colocou Ferreira em campo e o atacante mudou o jogo. Com muita fome pelo lado esquerdo, ele entrou a dribles na área e cruzou para Villasanti, na temporada mais goleadora da carreira desde 2018, bater firme para o gol. 1 a 1 e festa na Arena.

Enganou-se, também, quem achou que os dois times apostariam nos pênaltis e, dessa forma, recuariam. Bahia e Grêmio deram mais uma lição de bom futebol e seguiram buscando o gol. Tanto que botaram três bolas na trave – os baianos duas, os gaúchos uma – já nos minutos finais. Mas não teve como: a emocionante noite tinha de terminar com disputa de pênaltis.

Penalidades

O confronto reservou novas emoções para os pênaltis. Sem Suárez, substituído, o Grêmio começou com Reinaldo, que converteu, assim com converteria Cauly, para o Bahia, na sequência. Ferreira e Everaldo, da mesma forma, fizeram suas cobranças. Bruno Alves e Cicinho, porém, não.

A partir daí, brilhou mais a estrela de Gabriel Grando, o contestado goleiro gremista. Ao ver Acevedo bater para fora e defender a cobrança de Gabriel Xavier, o arqueiro garantiu mais uma semifinal de Copa do Brasil para o Tricolor Gaúcho.

Sequência

Com a classificação, o Grêmio aguarda o classificado do confronto entre Flamengo e Athletico-PR para saber quem enfrenta na semifinal da Copa do Brasil. O time de Renato aguarda, também, a definição da data do confronto diante do Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, após adiamento.