Os dez ocupantes do avião de pequeno porte que caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado, tiveram as mortes confirmadas no início da tarde deste domingo (22). As vítimas foram o empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi e membros da família que estavam no avião: a esposa, três filhos, irmã, cunhado, sogra, e duas crianças.
Outras 17 pessoas que estavam no solo ficaram feridas. Uma estava em veículo próximo e o restante estava hospedada na pousada que foi atingida.
Cinco delas, que tiveram problemas respiratórios leves em função da fumaça, já foram liberadas e outras dez estão sendo atendidas em um hospital da cidade. Duas das vítimas que estavam na pousada – uma funcionária do local e uma hóspede, ambas mulheres em torno de 50 anos – tiveram queimaduras graves e foram encaminhadas a hospitais de Porto Alegre.
O avião saiu às 9h10 do Aeroporto de Canela, conforme mostram as imagens das câmeras de segurança do terminal:
Imagens exclusivas mostram que o avião colidiu contra uma chaminé de um prédio, um estabelecimento de móveis e uma pousada.
As forças de segurança foram acionadas e rapidamente estabeleceram um cordão de isolamento para garantir a segurança da população e realizar a assistência aos feridos.
A queda aconteceu a poucos metros de um posto de combustíveis na Avenida das Hortênsias.
Parte dos destroços atingiram uma loja de veículos e quebraram as vidraças do estabelecimento.
Outras partes da aeronave se espalharam em diversas vias da cidade.
Por volta das 14h30, o governador Eduardo Leite, juntamente com Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Civil e Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), realizaram entrevista coletiva para confirmar o número de mortos na tragédia.
Por volta das 19h, já haviam sido retirados três corpos do local. Com o auxílio de uma retroescavadeira, a estrutura da pousada foi demolida para efetuar os trabalhos.
Peritos no local e trabalho de retirada dos corpos.
As causas do acidente serão alvo de investigação da Polícia Civil e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Os demais hóspedes da pousada foram evacuados e encaminhados a hotéis da cidade.