Em Farroupilha, setor vitivinícola debate dificuldades na contratação e fiscalização de mão de obra nas propriedades rurais

A partir do debate, foi formulado um documento com reivindicações a serem encaminhadas aos governos federal e estadual

Publicado por
12:26 - 11/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
FARROUPILHA

Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM

A sede do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar) recebeu, nesta quarta-feira (10), a Frente Parlamentar da Fruticultura e Vitivinicultura da Assembleia Legislativa do Estado. Em debate, temas como as dificuldades na contratação de mão de obra, uso de agrotóxicos nas lavouras, perdas na produção em virtude das condições climáticas e a preocupação com a comercialização do vinho importado na região da Serra Gaúcha.

O encontro foi coordenado pelo presidente do grupo parlamentar, deputado estadual Elton Weber (PSB). A reunião contou com diversas entidades representativas da vitivinicultura. Por meio das pautas levantadas pelos participantes, foi formulado um documento com reivindicações a serem encaminhadas aos governos federal e estadual.

Weber revelou que pretende ir à Brasília, na próxima semana, para se reunir com integrantes da Frente Nacional da Vitivinicultura e deputados da Bancada Gaúcha. Em âmbito federal, a adequação da legislação trabalhista para desburocratizar a contratação de safristas nas propriedades familiares é prioridade. Os pleitos incluem articulação da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) em ofensivas contra o contrabando de vinhos e espumantes no Rio Grande do Sul.

Em nível estadual, além das equipes especificas de fiscalização, uma reunião com o secretário estadual da Agricultura, Giovani Feltes, para tratar da burocracia envolvendo a liberação de recursos do Fundovitis para ações setoriais deve ser sugerida. A redução da carga de impostos também figura na pauta a ser tratada com os dois governos. Em Brasília, o segmento quer a retirada de vinhos e espumantes do texto de regulamentação da Reforma Tributária.

FARROUPILHA

Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM

O presidente do Sintrafar, Márcio Ferrari, salientou que falta identidade nas frutas produzidas em Farroupilha. Ele elencou as produções de pêssego e kiwi para exemplificar as culturas que devem ter maior divulgação em época de colheita. Confira a entrevista na íntegra:

Já o deputado Elton Weber fez um balanço da reunião, destacando temas como a contratação de mão de obra. O parlamentar foi enfático ao falar que acha exagerada a  forma como é feita a fiscalização em propriedades rurais, na Serra Gaúcha. Confira a entrevista na íntegra:

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp