Projeções, expectativas de mercado, visão de futuro dentro da indústria e competitividade do setor. Estes foram alguns dos tópicos debatidos no Simecs Transforma, evento promovido pelo Sindicato da Indústria Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região. Ao longo da tarde desta terça-feira (16), palestrantes nacionalmente conhecidos apresentaram suas visões para o “amanhã”.
Com 65 anos de história, o Simecs está presente em 17 cidades da Serra Gaúcha. De acordo com o atual presidente da entidade, Ubiratã Rezler, eventos como o Transforma são importantes para enfatizar a força industrial local, além de destacar o potencial competitivo do setor.
O início das atividades foi marcado pela explanação do secretário estadual de desenvolvimento econômico, Ernani Polo. Ele, que abordou o tema “O Futuro da Indústria na Visão Governamental”, destacou o empreendedorismo gaúcho. E falou também sobre algumas das atividades que o Governo Estadual tem feito para melhorar o setor, identificando, principalmente, as características de cada região.
“Mas, naturalmente nós também temos que priorizar, e essa tem sido a orientação do governador Eduardo Leite de priorizar aqueles setores que nós somos mais vocacionados e, principalmente, fazer uma identificação das vocações regionais”.
Polo também destacou os investimentos já firmados pelo Governo do RS para o novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, que ficará em Vila Oliva, além de verbas para o futuro Porto de Arroio do Sal, que também auxiliará no escoamento da produção regional.
Posteriormente, o vice-presidente de relações institucionais do Simecs, Rubem Antonio Bisi comandou um debate sobre “Tendência do Mercado para Construir o Amanhã”. Participaram a vice-presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos (Anfavea), Ana Helena de Andrade, o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Claudio Sahad, o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abmaq), José Velloso, e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e CEO da Exatron, Régis Sell Haubert.
Para finalizar a tarde de atividades, por volta das 16h, o palestrante nacionalmente conhecido, Leandro Karnal, subiu ao palco do UCS Teatro. Com o tema “O Futuro começa Hoje”, o doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) cativou e instigou o público presente.
“Este mundo em transformação é um mundo absolutamente dinâmico e é uma conquista diária. Por exemplo, ou eu me reinvento ou, eu desapareço e aí a frase que eu gosto muito que eu considero um norte de vida: mudar é difícil, não mudar é fatal”.