Na tarde desta segunda-feira (10), Juan Manuel Iturbe foi apresentado oficialmente pelo Grêmio. O atleta assinou contrato até o final da temporada, com opção de renovação por mais um ano. O jogador que já atuou em Portugal, Inglaterra e Itália, conta com passagens pela Seleção de base da Argentina e Seleção principal do Paraguai. Ele estava defendendo recentemente o Aris FC, da Grécia.
No início da coletiva, o atual vice-presidente de futebol Antônio Brum salientou que Iturbe: “fez questão de estar aqui no Grêmio”, tendo em vista que ele tinha propostas de outros times, mas preferiu o Tricolor.
Antes de começar a responder os questionamentos dos jornalistas, o atleta de 30 anos recebeu das mãos do dirigente a camisa 21. Inicialmente ele se disse capaz de cumprir funções de velocidade e drible, algo desejado por Renato Portaluppi:
“Creio que a preparação é sempre importante para um atleta. Estamos jogando muito bem. Ano passado tive vários jogos e não tive nenhum problema. Tem sempre que se preparar para render ao máximo, eu estou fazendo e me sinto preparado para fazer isso e ter essas características”.
No início de sua carreira, Iturbe chegou a ser considerado o “Novo Messi”, porém o argentino naturalizado paraguaio não atingiu o futebol que se esperava dele, e esse também foi um dos questionamentos da coletiva:
“É difícil responder esta pergunta porque a verdade é que um sempre quer se sentir bem, estar em um bom clube, inclusive quando estive na Itália tive um desempenho muito bom. Tive a transferência para a Roma e são circunstâncias do futebol. Muitas vezes não sai como um quer, mas sempre tem que lutar pelos seus objetivos. Estou aqui em um grandíssimo clube como o Grêmio”, ressaltou Iturbe.
Sobre sua escolha pelo time Tricolor, aos risos, o atleta demonstrou já ter entrado “no clima” da rivalidade com o Internacional:
“Porque o Grêmio é o maior do Sul. Por tudo que significa jogar aqui, já conhecia quando estive aqui quando jovem, foi o que pensei desde que me falaram a primeira vez do (interesse do) Grêmio. Depois não queria escutar mais nada, tinha outras ofertas. O Grêmio é o Grêmio”, exaltou.
A sua possível função no Grêmio ainda não foi debatida com Renato, assunto que segundo ele vai ser tratado ao longo da semana:
“Não tive a oportunidade de falar com Renato, tínhamos jogo importante após viagem para a Bahia, agora jogamos quarta, também importante. De nove é um pouco complicado para mim, não tive a oportunidade. Sou um jogador vertical, mas depende do técnico”.
Depois da apresentação, foi realizado um treinamento no qual Iturbe anotou cinco gols na atividade com os reservas do elenco Tricolor. Os titulares realizaram atividades na academia após a derrota para o Botafogo. Amanhã (12), a equipe decide uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil diante do Bahia na Arena.