O relatório Desempenho da Economia de Caxias do Sul, divulgado nesta quarta-feira (12), pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), demonstra que, em julho, o município apresentou um crescimento de 5,7% em comparação ao mês anterior. Além disso, que todos os segmentos registraram resultados positivos. A indústria liderou o avanço, com uma alta de 6,8%, seguida pelos serviços, que cresceram 4,7%, e pelo comércio, com um aumento de 4%.
Na comparação com julho de 2023, o desempenho da economia foi ainda mais expressivo, registrando uma elevação de 11,5%. A indústria cresceu 12,8% e os serviços 12,3%. Já o comércio obteve menor ritmo, com avanço de 5,8%.
Resultados cumulativos
A estatística revela ainda que, nos primeiros sete meses do ano, a economia caxiense cresceu 7,7%. O setor de serviços foi o que mais contribuiu, com 15,9% a mais nos negócios. A indústria teve um incremento de 5%, enquanto o comércio registrou uma alta mais modesta, de 2,3%.
Já no acumulado de 12 meses, a pesquisa demonstra contrastante entre os três segmentos. Os serviços lideraram, com um crescimento de 17,2%. Entretanto, indústria e comércio registraram quedas de -1% e -0,5%, respectivamente.
Mercado de trabalho
Com relação ao indicador emprego, em julho, Caxias do Sul criou 291 novos postos formais de trabalho. Os serviços ofertaram a maior parte deles: 213. A indústria contribuiu com 170 novos empregos.
Enquanto isso, os setores de agropecuária, construção e comércio apresentaram saldos negativos. No acumulado do ano, Caxias do Sul gerou mais de seis mil empregos formais. No total, o município soma 169.541 empregos com carteira assinada.
Comércio exterior
Com relação a negócios com o exterior do país, o município registrou um crescimento de 587% no saldo da balança comercial em julho, quando comparado ao mês anterior. Já em relação ao mesmo mês do ano passado, houve uma retração de 11,6%. No acumulado de 12 meses, a queda chegou a 38,4%. Materiais de transporte representaram 41% das exportações, enquanto máquinas e aparelhos corresponderam a 49% das importações.
Conforme o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias, Tarciano Mélo Cardoso, as exportações somaram U$ 70 milhões em julho (R$ 350 milhões), levando o saldo da balança comercial a U$ 26 milhões (R$ 130 milhões), no período.
Os principais destinos das exportações foram Estados Unidos, Chile e Argentina. Os maiores fornecedores de importações foram China, Itália e Alemanha.
*Com informações da assessoria de comunicação da CIC Caxias