Caxias do Sul

Em 4 meses, atendimentos básicos de saúde caem 23% em Caxias

De março a julho deste ano, atendimentos na Rede Básica de Saúde caíram 23% em relação ao mesmo período do ano passado

Foto: Lucas Boeira/ Divulgação/ Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Lucas Boeira/ Divulgação/ Prefeitura de Caxias do Sul

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que o número de atendimentos na Rede Básica de Saúde de Caxias do Sul, de março a julho de 2020, diminuiu cerca de 23% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Neste ano, de março a julho, tivemos 221.862 consultas e, no ano passado, no mesmo período, 288.793, ou seja, 66.931 atendimentos a menos. O motivo para a queda na busca por atendimento médico é a pandemia da Covid-19, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março deste ano. Os usuários têm evitado se deslocar para os serviços de saúde, tendo em vista que são locais de possível contágio.

O titular da SMS, Jorge Olavo Hahn Castro, pede que os usuários procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para qualquer caso clínico. “As pessoas devem procurar a sua UBS de referência ou até mesmo as UPAs para buscar auxílio médico e não esperar que o problema se agrave”.

Estão inclusas no cálculo de atendimentos as 50 UBSs, sendo duas prisionais, e as duas UPAs do município. Vale lembrar que em 2019, entre os meses de março e julho, a SMS não contava com a UPA Central, inaugurada em dezembro do ano passado, nem com a UBS Prisional PRCS.