A 1ª Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica (Eletric Move) encerra com uma certeza: de que Caxias do Sul passa a ser referência quando o assunto é inovação e tecnologia no ramo de veículos elétricos, bem como energias limpas e renováveis. O Município foi eleito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) como a capital gaúcha na produção de energia solar e agora também protagoniza a primeira mostra do segmento dentro do Rio Grande do Sul.
Leia mais
Nos três dias de evento, mais de 20 mil pessoas passaram pelo local, superando a estimativa inicial de visitantes. O diretor da Eletric Move, Edson Nespolo, já confirmou a segunda edição para os dias 7, 8, 9 e 10 de novembro de 2024.
“Precisamos agregar forças para a realização de eventos como este, a fim de movimentar toda a cadeia produtiva e fomentar o turismo, a gastronomia e a renda”, pontuou.
O ineditismo da Mostra foi o que mais chamou a atenção dos visitantes que passaram pelo Centro de Eventos da Festa da Uva, de sexta-feira até esse domingo. Essa mesma sensação foi sentida entre os expositores, devido a existência de poucas feiras voltadas especificamente ao segmento de mobilidade elétrica e produção de energia limpa.
Novidades e lançamentos
Em três dias foram apresentados ao público todas as novidades e lançamentos do setor. Ônibus, vans, caminhões, tratores, drones até veículos de passeio, bicicletas, motos e patinetes estavam em exibição, com alguns modelos disponíveis para TestDrive.
Entre os lançamentos estava um carro elétrico fabricado em Caxias do Sul, caminhão híbrido – o primeiro da América Latina, kit de conversão de veículos a gasolina para elétricos, um aplicativo de localização de postos de carregamento elétrico, entre outros. Também teve o lançamento do aplicativo EVolution que localiza a infraestrutura de eletropostos, carregadores e toda a rede de apoio para veículos elétricos, proporcionando maior tranquilidade e segurança aos condutores. O aplicativo foi desenvolvido por Adair Fantin, proprietário da empresa caxiense Fluxo Solar Energia.
O evento também se propôs a discutir a eletromobilidade e a sustentabilidade do planeta, apresentando um Fórum, nas tardes de sexta e sábado, com enfoque nas energias limpas e renováveis, infraestrutura e desafios no segmento elétrico.
Efetivação e prospecção de negócios
Por trata-se de uma Mostra, o objetivo principal não era exatamente a efetivação de negócios, mesmo assim, o volume de comercialização agradou os expositores. A Brazmaq de Erechim, que produz equipamentos para movimentação de cargas, encerra a feira com a venda de diversas empilhadeiras e paleteiras elétricas, algumas com valor de mercado na casa de R$ 250 mil. A proprietária da empresa, Tania Mara Jaguseski, registrou sua satisfação com o volume de vendas dentro da Eletric Move, bem como pelos encaminhamentos que devem ser efetivados nos próximos dias, por dependerem de financiamentos bancários. Tania também elogiou a organização da Mostra e garante que estará presente na segunda edição.
Quem também assegura que voltará para à 2ª Eletric Move é o proprietário da PiraSom, Ronaldo Maia. A empresa caxiense é especializada na customização de som, áudio e imagem veicular. Ronaldo registrou mais de cem vendas diretas de centrais multimídia, que dentro da empresa é o produto de maior valor agregado, além da prospecção de novos negócios.
Outro estande muito procurado foi o da Green Inovation, fabricante de cadeiras de rodas no município de São João do Sul. Eles apresentaram a cadeira de rodas do modelo Divinitá. O casal proprietário da empresa, Demerson e Argeane Minosso, explicam que essa cadeira é totalmente adaptável às necessidades do usuário. Pode ser utilizada dentro de casa, na praia, ou estrada de chão, somente trocando os pneus. Também possibilita reclinar o encosto, elevação de pernas e outras adaptações para garantir a autonomia e conforto da pessoa com limitação de mobilidade.
Pensando no futuro
Além de permitir a entrada de crianças na visitação da feira, a Eletric Move destinou um espaço especial a elas, que recebeu mais de 600 alunos da rede municipal de ensino. Além de usufruírem da esrutura de brinquedos interativos, as crianças assistiram à exibição ao filme “João Ambiente, Juntos em um novo mundo”, um audiovisual com foco nas questões de sustentabilidade e meio ambiente
Doação de alimentos
Como o acesso à Eletric Move era gratuito, foi sugerido ao público que levasse um quilo de alimento não perecível. O caxiense atendeu ao chamado e foram arrecadados mais 1.000 Kg. As doações serão entregues ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul que presta assistência a diversas entidades.