O nome de Edegar Pretto (PT-RS) foi confirmado para presidir a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que agora está na alçada do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. O nome foi confirmado pelo titular da pasta, Paulo Teixeira, em coletiva de imprensa realizada em Brasília (DF) nesta sexta-feira (06).
Leia mais
A nomeação de Pretto ainda depende da aprovação do Conselho de Administração da estatal, segundo o Estadão.
Edegar Pretto (PT-RS) foi deputado estadual por três vezes e tentou na última eleição o governo do estado do Rio Grande do Sul. De acordo com o Valor Econômico, ele é parceiro do MST (Movimento dos Sem Terra), inclusive já apresentou projetos e ações favoráveis ao movimento. Adão Pretto, pai de Edegar Pretto, falecido em 2009, foi um dos fundadores.
Na coletiva em Brasília (DF), Teixeira disse que a escolha foi do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, confirmando as especulações dos últimos dias. O ministro falou que a Conab nessa gestão atuará como uma empresa voltada para as compras públicas, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que será direcionado para políticas do governo.
“O presidente Lula está fazendo um grande investimento no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). A gente quer que a agricultura familiar forneça para o programa”, disse Teixeira. Segundo ele, a Conab terá diálogo constante com o próprio Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério da Agricultura e Pecuária.
Fonte: Notícias Agrícolas