A Receita Estadual deflagrou na terça-feira, dia 13, em 21 cidades do Rio Grande do Sul a “Operação Concorrência Leal”, que teve como alvo 30 empresas que somadas sonegaram mais de R$ 120 milhões de ICMS, além de multas e juros.
Em Caxias do Sul duas empresas foram flagradas na ação, uma indústria de autopeças e outra de móveis, com fraudes em operações subfaturadas, vendas sem nota fiscal e omissões de saídas.
A “Operação Concorrência Leal” foi a maior realizada pela Receita Estadual até o momento em 2017, participaram dela profissionais de todas as 14 delegacias da Receita Estadual, com 126 auditores-fiscais e 28 técnicos tributários, além do apoio de policiais militares.
O chefe da Divisão de Fiscalização e Cobrança da Receita Estadual, Edison Moro Franchi reforçou que a ação visa coibir a sonegação de impostos e garantir uma concorrência justa entre as empresas.
“O objetivo é, além de recuperar os valores ao erário, reforçar a importância do combate à sonegação como elemento para garantir uma concorrência justa entre os contribuintes de um mesmo setor econômico”, destaca
A expectativa da Receita Estadual é de que os valores recuperados sejam superiores aos R$ 120 milhões sonegados.