DNIT prevê retomada do tráfego entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis pela BR-116 até o final de junho

Autarquia informou neste domingo (2) que está finalizando serviço de enrocamento nas margens do Rio Caí, entre as regiões de Vila Cristina e São José do Caí, para instalação da ponte metálica provisória

Publicado por
08:48 - 03/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
DNIT prevê entrega da ponte provisória e reabertura do tráfego na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, até o final de junho

Enrocamento funciona como amortecedor formado por pedras para proteger taludes e canais contra os efeitos erosivos causados pelo fluxo da água | Foto: DNIT/divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prevê liberar o tráfego ao menos parcialmente na BR-116, no km 174, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, até o final deste mês de junho. Em nota, divulgada neste domingo (2), a autarquia informou que está finalizando o trabalho de enrocamento nas margens do Rio Caí, entre as regiões de Vila Cristina e São José do Caí, para a instalação da ponte metálica provisória.

A expectativa das equipes, também adiantada por comitiva do governo federal, é que o Exército inicie nesta semana o serviço. A estrutura escolhida, de nome técnico Logistical Support Bridge (LSB), pode transpor vãos de no máximo 60 metros. Quando estiver operando, a travessia deverá ser orientada em pare e siga, com sentido único.

A obra de pré-instalação teve início no último dia 25 de maio.

“O enrocamento é um dispositivo amortecedor formado por pedras com a finalidade de proteger taludes e canais contra os efeitos erosivos causados pelo fluxo da água. Após a conclusão desta fase, será instalada a ponte provisória”, explica o DNIT.

A ponte original, que liga os dois municípios, ruiu parcialmente no último dia 12 de maio, em consequência das chuvas. Com a força do Rio Caí, uma das pilastras, que fica ao centro da estrutura, cedeu. A pista também apresenta fissuras. Desde então, o trânsito está interrompido no local.

Ponte definitiva tem prazo de oito meses

Na sexta-feira passada (31), foi selecionada a empresa que fará a construção da nova ponte definitiva sobre o Rio Caí, na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A construtora Cidade, de Porto Alegre, será responsável pelos trabalhos, que têm custo previsto de R$ 31 milhões.

Segundo a superintendência regional do DNIT no Estado, o contrato, a ser assinado nesta semana, inclui a demolição da estrutura atual, a elaboração do projeto executivo da travessia e a operação das obras em um prazo de oito meses.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp