Dia Nacional do Doador de Sangue: Hemocs destaca importância do ato e quem pode doar

Nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, é lembrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. O Hemocentro Regional de Caxias do…

Publicado por
10:36 - 25/11/2021

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Fernanda Tomás/Grupo RSCOM

Nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, é lembrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) celebra a data durante toda a semana do dia 23 ao dia 30 de novembro, convidando os caxienses a aderirem à corrente do bem para salvar vidas. Especialmente nesta semana, a comunidade está convidada a entrar em contato com o Hemocs e marcar um horário para fazer uma doação, que em poucos minutos é capaz de salvar até quatro vidas.

Em média cerca de 1,2 mil pessoas procuram o Hemocs todos os meses para doar, mas o Hemocs precisa ampliar esse número, já que cerca de 20% não conseguem efetivar a coleta por algum impedimento na triagem, como alterações na pressão arterial e anemias, que são os casos mais comuns. Para operar em situação de tranquilidade, o Hemocentro necessita que pelo menos 60 pessoas doem sangue por dia, de segunda a sábado.

O assistente social do Hemocs, Rafael Moreira, explica que a situação ficou muito precária nos últimos meses, devido a retomada das cirurgias eletivas e a diminuição do fluxo de doadores. Segundo ele, no mês de outubro o Hemocentro passou por uma das maiores crises de sangue já registradas na região, mas que os níveis foram restabelecidos com a realização de campanhas itinerantes nos municípios.

“Então nós tivemos esse ano, ali em setembro, outubro, a pior crise de hemocomponentes da história do hemocentro, de ter realmente duas ou três bolsas de sangue aqui, pra toda a região. Lembrando que a gente atende 49 municípios, aproximadamente 1,3 milhão de habitantes, todos os leitos de SUS da região é nossa responsabilidade atender com aporte de sangue”, relata.

Atualmente, a demanda maior é pelo tipo O+, embora toda a ajuda seja bem-vinda. Rafael ressalta que os hemocomponentes do sangue possuem prazos de validade, por isso é muito importante que haja uma frequência de doações, ao invés de muitas doações em uma semana e poucas nas demais.

“O pessoal acha que porque hoje está bom não precisa vir amanhã. Os hemocomponentes eles tem uma validade específica, com uma doação a gente diz que salva quatro vidas né, é porque com uma bolsa de sangue, de uma doação, nós produzimos quatro hemocomponentes, que são subcomponentes do sangue. Um deles que é o concentrado de plaquetas dura 5 dias, e o concentrado de hemácias, que é a parte vermelha do sangue tem validade de 35 dias, então pra nós é preferível ter 20 doações ao longo de 5 dias do que 100 em um único dia, por causa dessa validade”, explica.

Agende sua doação:

  • Envie um WhatsApp para (54) 98418.8487 ou ligue para (54) 3290-4543 e 3290-4536.
  • O Hemocs atende nos seguintes dias e horários: segunda e quarta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio dia. Terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, também sem fechar ao meio dia e, aos sábados, das 8h até 12h, na Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central.
  • Você também pode comparecer de forma espontânea.

Informações sobre a doação:

O doador deve:

• Apresentar documento oficial com foto;

• Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

• Pesar mais de 50 kg;

• Doadores com idade de 16 e 17 anos devem apresentar a autorização formal dos pais e/ou responsável legal, acompanhado de cópia da carteira de trabalho ou cópia da identidade do responsável.

Antes da doação recomenda-se:

• Estar bem de saúde;

• Estar alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação;

• Não fumar duas horas antes da doação;

• Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12h.

Intervalo para doações:

Mulheres podem doar a cada três meses, não ultrapassando três doações em um ano. Homens podem doar sangue a cada dois meses, não ultrapassando quatro doações em um ano.

Que fez a vacina contra a covid-19 pode doar, basta observar os intervalos necessários. Após fazer a vacina vacina Coronavac/Butantan, aguardar 48 horas para doar; e após fazer as vacinas Pfizer/BioNTech, Astrazeneca/Oxford/Fiocruz ou Janssen, aguardar sete dias.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp