Comportamento

Dia do Fonoaudiólogo: 7 motivos para procurar um especialista

Dia do Fonoaudiólogo: 7 motivos para procurar um especialista

Nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro, é celebrado o Dia do Fonoaudiólogo. A data celebra os profissionais responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita.

Mesmo sendo uma ciência com mais de cinquenta anos de existência no Brasil, ainda existe muita desinformação quando se trata da Fonoaudiologia, além de orientações leigas sobre quais seriam as melhores condutas para as alterações da comunicação.

Para celebrar esta data, o Portal Leouve conversou com a fonoaudióloga Dra. Karina Girelli sobre os principais motivos pelos quais você deve procurar um profissional fonoaudiólogo.

“Para começar precisamos entender o que é a fonoaudiologia. O fonoaudiólogo é o profissional responsável por promover, avaliar, diagnosticar, orientar, aperfeiçoar e tratar aspectos relacionados com a função auditiva, linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e do sistema de deglutição, entre outros. Portanto, qualquer dificuldade que apareça nessas áreas, a pessoa deve ser encaminhada para uma avaliação fonoaudiológica”, explica a profissional.

Diante de tantas dúvidas a fonoaudióloga listou as áreas de atuação da Fonoaudiologia:

  1. Audiologia: É por meio da audição que se adquire a comunicação oral. Doenças na gestação, infecções de ouvido, uso indiscriminado de medicamentos e exposição a ruídos intensos, são alguns exemplos que podem causar alterações auditivas. Em casos como esses, o fonoaudiólogo é o profissional apto a realizar diagnóstico audiológico e reabilitação, e quando necessário, selecionar e adaptar próteses auditivas.
  2. Linguagem: É a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento se dá desde a infância até a idade adulta. Pessoas com problemas de comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional.
  3. Voz: Representa a identidade do indivíduo, pois expressa seus sentimentos. É produzida pelas pregas vocais e quando estas não funcionam adequadamente, a voz é alterada, podendo ficar rouca, abafada, soprosa. O fonoaudiólogo previne, avalia e trata os problemas da voz falada, cantada e ainda aperfeiçoa os padrões vocais.
  4. Fonoaudiologia do trabalho: Nessa área o fonoaudiólogo trabalha com a promoção de mudanças na forma de organização do trabalho, levando a saúde e a comunicação humana em consideração, elaborando programas de prevenção ocupacional e de qualidade de vida.
  5. Motricidade orofacial: Nesta especialidade, o fonoaudiólogo habilita/reabilita funções relacionadas a respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação.
  6. Fluência: Identifica as tipologias das disfluências típicas e atípicas para o diagnóstico e intervenção precoce, pode tratar como, por exemplo a gagueira. Orientar famílias e equipes de saúde e educação.
  7. Disfagia: É uma alteração da deglutição, ou seja, do ato de engolir alimentos ou saliva. Não se trata de uma doença, mas sim de um sintoma que indica prejuízo no ato de engolir. O fonoaudiólogo é o profissional apto para lidar com os distúrbios da deglutição, sendo o responsável pelo diagnóstico e intervenção da disfagia.