Dia da Mulher tem programação diversificada em Bento Gonçalves

Debate sobre feminismo, orientações de segurança e serviços de saúde estão entre as ações

Publicado por
14:37 - 03/03/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Imagem: Fernanda Iung/Divulgação Mulheres Reais

No próximo dia 08 de março, Dia Internacional das Mulheres, coletivos culturais e poder público de Bento Gonçalves realizarão diversas ações em alusão à data. Também estão programadas atividades no decorrer de todo o mês de março no municío.

A Teia Coletivo Cultural receberá o “Sarau Permanente – Feminismos e Decolonialidade”, a partir das 19h. O evento é aberto a todas as pessoas que quiserem trocar e pensar sobre o tema. A mediação será feita pela atriz, pesquisadora e professora de teatro, Nina Picoli, juntamente com a professora convidada, Charlene Dias. A ação é uma parceria entre a Teia Cultural e Livraria Dom Quixote.

De acordo com a professora Nina Picoli, o objetivo do Sarau Permanente é promover uma rede de mulheres e abrir o diálogo a respeito das diversas vertentes do feminismo, além de repensar as ideias coloniais. “A proposta é abrir o diálogo e gerar espaço para que todas se sintam convidadas a conversar sobe feminismo e multiplicidade de gêneros. Não é quebrar com a tradição, mas sim repensar algumas atitudes que podem vir a excluir gêneros e raças”, explica.

Também integrando a programação alusiva à data, a Coordenadoria da Mulher, Centro Revivi e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizarão ações na Via del Vino, no Centro da cidade, das 9h às 16h30. Entre as atividades estão apresentações musicais, espetáculos de dança e teatro, serviços de saúde e orientações de segurança. A Parceiros Voluntários estará presente com o Bazar Solidário. Na ocasião haverá atendimentos e orientações relacionadas à segurança da mulher, através da OAB Bento e Delegacia da Mulher.

A programação também será levada para o interior do Município, entre os dias 21 e 28 de março, com um bate-papo sobre empoderamento feminino, saúde e rede de proteção. Os encontros contarão com a participação da primeira-dama, Cláudia Remus, da delegada, Deise Salton Ruschel, da Delegacia Especial de Atendimento à mulher (Deam), Capitã da Brigada Militar, Estefanie Fagundes Caetano, coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Patrícia Da Rold e a Secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio.

Segundo a coordenadora da Coordenadoria da Mulher de Bento Gonçalves, Patrícia Da Rold, março é um mês para reforçar as atividades de conscientização e orientação. “Uma ação para deixarmos nossa rede mais forte e evidenciarmos o trabalho realizado em prol das mulheres”, ressalta.

O Dia Internacional das Mulheres é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

Confira outros eventos do Mês da Mulher de Bento Gonçalves:

Data: 06/03 – Palestra para a Comunidade Haitiana de Bento Gonçalves
Horário: 16h às 18h
Local: Centro Cultural Teia Cultural

Data: 07/03 – Tarde de integração, atendimento e lazer na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves
Horário: 14h
Local: Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves

Data: 18/03 – Palestra sobre a Rede de Proteção à Mulher na Associação Integrada do Desenvolvimento do Down (AIDD)
Horário: 15h
Local: Sede AIDD

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp