Bento Gonçalves

Dia D de doação de sangue acontece no próximo dia 6 de julho em Bento Gonçalves

doação de sangue
(Imagem: Alexandre Brusa/ Hospital Tacchini/Arquivo)

No próximo dia 06 de julho, Bento Gonçalves realizará mais uma edição do Dia D de doação de sangue. Na oportunidade, 80 pessoas poderão fazer a doação na Unidade Básica de Saúde Zona Sul, no bairro Botafogo. A ação começará às 8h30min e terminará às 17h. Os interessados em doar sangue devem realizar um cadastro prévio no Hospital Tacchini. A manifestação de interesse e agendamento pode ser feita através do telefone (54) 3455-4151. A organização pede que façam o cadastro aquelas pessoas com disponibilidade para estar presentes no dia da doação, 06 de julho.

A enfermeira líder do Centro Transfusional do Hospital Tacchini, Ana Paula Lemos, ressaltou a importância que o sangue coletado de uma pessoa tem. Segundo ela, pode-se salvar até quatro vidas. Com os hemocomponentes pode-se, por exemplo, ajudar pacientes em situação de trauma, tratamento oncológico e outros.

Toda doação de sangue é extremamente importante. Este Dia D, que nós realizamos a cada três meses aproximadamente, temos o objetivo de estarmos repondo o estoque no Hemocentro em Caxias do Sul e assim podermos atender melhor a população. O sangue é de extrema importância e ele pode salvar até quatro vidas. Nós podemos atender pacientes numa emergência, pacientes de trauma, pacientes que estão em tratamento oncológico, os pacientes que têm outras necessidades, doenças, anemias, e outros.

Por fim, Ana Paula deixou um pedido para todos aqueles interessados e que possam fazer a doação. “Então pedimos para que todos que possam comparecer, possam ir doar, participem deste dia, se comprometam e venham nos auxiliar nesta mobilização, contamos com a presença de todos vocês”.

Pré-requisitos para doação de sangue

No dia da doação, além da triagem, alguns aspectos serão avaliados. Primeiramente, a pessoa deve atender pré-requisitos de saúde. Condições são em relação ao estado de saúde e seus hábitos anteriores a data, como estar em jejum, por exemplo.

Desta forma, para poder doar, é necessário levar um documento com foto e atender os pré-requisitos, como:

•Ter idade entre os 18 e 69 anos, estar bem de saúde, e do mesmo modo, pesar mais de 50 kg;

•Antes de doar, a pessoa deve dormir, no mínimo, 6h na noite anterior, bem como não ingerir bebidas alcóolicas nas 12h anteriores.

•Nas horas que antecedem a coleta do sangue, a pessoa deve estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas últimas 3h, e, da mesma forma, não ter fumado nas 2h anteriores à doação.