Desfile Cívico ocorrerá com 42 entidades em Caxias do Sul sobre o tema “Bicentenário da Independência do Brasil”

Dentre as entidades participantes estão escolas e órgãos da Segurança Pública

Publicado por
14:14 - 30/08/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Imagens do desfile em 2018. (Foto: Adriano Chaves)

O tradicional desfile cívico de 07 de Setembro esteve suspenso em Caxias do Sul pelos dois anos em que perdurou a pandemia da covid-19. O ano de muitas retomadas nos eventos não podia deixar de fora os desfiles em comemoração à Pátria, que ocorrerá justamente em 07 de setembro na região Central da cidade.

Conforme a professora Rosmari Dalla Vecchia, responsável pelo setor de eventos abertos da Secretaria de Esportes e Lazer, a expectativa para a realização da comemoração neste ano é bastante positiva, visto a grande participação de escolas e de entidades que se inscreveram previamente para a atividade. “Nós sempre tivemos, todos os anos, vagas para 46 entidades se inscreverem. Neste ano tivemos 42 inscrições. Ficamos muito felizes pois tivemos os dois anos de pandemia que não pudemos fazer os desfiles. A expectativa das escolas é bem grande, principalmente aquelas que tem banda, pois será o momento em que eles vão poder mostrar o que ensaiou, as músicas preparadas. E nós temos muitas escolas que se inscreveram, essas 42 entidades incluem escolas, escolinhas infantis e outras autarquias, como equipes da segurança pública. Então estamos com uma grande expectativa, o pessoal participante está bem ansioso para que se retornasse o desfile”.

Neste ano o tema dos desfiles cívicos será o Bicentenário da Independência do Brasil, ou seja, o país completará 200 anos após o desligamento de Portugal, deixando de ser colônia para se tornar império. E hoje, o território rico em exportações e com área extensiva com mais 8 mil quilômetros possui uma longa história.

Além da organização para o desfile, existem protocolos a serem seguidos em dias anteriores, como é tradição na Semana da Pátria. A professora Rosmari explica como funciona os procedimentos que antecedem a data. “A Liga de Defesa Nacional trouxe para Caxias uma centelha da chama da pátria, que foi recebida pelo prefeito no largo da prefeitura e depois levamos para o Grupo de Escoteiros Baden-Power que estão guardando a chama até quinta-feira (01). Todo ano esta chama chega em agosto e um grupo de escoteiros do Núcleo Bandeirantes guarda a chama até o dia 1º de setembro. No dia 31 de agosto, às 20h no Centro Municipal de Esporte e Lazer Joel Bastos de Souza, Ginásio Enxutão, o Grupo de Escoteiros do Baden fará o fogo de conselho, onde eles reúnem todos os grupos de escoteiros, também aberto ao público, e fazem apresentações referente ao tema da Semana Pátria. Também no dia 1º, pela manhã, ocorrerá o primeiro hasteamento da bandeira na praça. Então todos os dias será realizado o hasteamento, e nas tardes, às 17h o arriamento da bandeira”.

Dentre as entidades que estão inscritas são escolas públicas estaduais e municipais, escolas infantis, escolas particulares, Colégio Tiradentes, 16º Grupo de Escoteiros, Núcleo de Bandeirantes, Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista, Banda da Escola Bíblica Dominical Estrela da Manhã, Sindicato das Instituições Pré-Escolares Particulares (SIMPRÉ), Comandos do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAE), 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), 4º Batalhão da Polícia de Choque (4º BpChoque), Polícia Federal (PF), Instituto de Criminalística, Guarda Municipal, 5º Batalhão de Bombeiros Militar, Cruz Vermelha, Sociedade dos Deficientes da Serra Gaúcha, Escola Especial João Prata Viera, Escola Helen Keller, Sociedade de Surdos, Associação de Pais e Amigos do Futebol (APAFUT) entre outras.

O tradicional desfile cívico está previsto para ocorrer no dia 07 de setembro, com início às 09h e previsão de término às 12h na rua Sinimbú, entre as ruas Andrade Neves e Garibaldi, região Central de Caxias do Sul. Conforme regulamento, em caso de mau tempo, o mesmo poderá ser transferido para o dia 11 de setembro.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp