Caxias do Sul

Desempenho econômico fecha fevereiro com aumento de 5,6% em Caxias do Sul

arquivo/rscom
arquivo/rscom

Os dados do desempenho econômico caxiense de fevereiro foram apresentados na tarde desta terça-feira (2), na Câmara da Indústria e Comércio (CIC) de Caxias do Sul. Em relação ao mês de janeiro, os dados apontam um crescimento de 5,8%.

A indústria foi o setor puxou o crescimento da economia com aumento de 13,6%. Em contrapartida, o comércio e o setor de serviços apresentaram um queda de 5,4% e 1,8% respectivamente.

Na comparação com o mesmo período em 2018, verificou-se uma evolução de 9,5%. Nesta comparação, o setor de comércio alavancou a economia com um crescimento de 20,4%, seguido pelo gênero de serviços com aumento de 9,7% e a indústria que teve um acréscimo de 5,8%.

Na questão de retomada dos postos de trabalho em Caxias do Sul, a expectativa de retomada dos mais de 25 mil postos de emprego fechados desde de 2013 é negativa. O professor Astor Milton Schimitt, comenta que já foram retomados mais de cinco mil empregos formais, mas a “dívida social” está longe de ser cumprida, até porque, em meio a crise, os empresários optaram por automatizar a mão de obra, deixando de lado a questão humana.