A empresa Traçado Construções e Serviços venceu a licitação e será a responsável pela reforma da pista do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, de Caxias do Sul. O resultado foi homologado no Diário Oficial do município desta segunda-feira (25). O novo edital foi publicado no dia 31 de outubro, após o primeiro processo fracassar com a desclassificação das companhias que enviaram propostas.
Conforme o projeto da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), será realizada a remoção da camada asfáltica de 8m para cada lado, partindo do eixo central de todos os 1.940m de pista. Depois será aplicado uma nova camada de 5cm de espessura. A base da pista não precisará ser recuperada. A previsão é de que o serviço, com investimento de R$ 7 milhões, seja executado em até quatro meses durante o período noturno para evitar interrupção das operações.
O recapeamento já era planejado desde o ano passado, tendo em vista as rachaduras e o desgaste da camada asfáltica. Contudo, foi necessário efetivar o processo depois de uma fiscalização realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As chuvas extremas de maio também aceleraram a necessidade da manutenção.
O próximo passo é o encaminhamento do termo de compromisso, por parte da Secretaria de Trânsito, à companhia responsável, que é a mesma que está trabalhando no restauro da pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Em um prazo de até cinco dias úteis após a assinatura do documento e publicação, será dada a ordem de início dos trabalhos.