A Defesa Civil de Osório recebeu 44 notificações de destelhamentos provocados pelo vento, entre a noite de terça (17) e a manhã desta quarta-feira (18). O balanço foi atualizado às 9h. De acordo com o órgão, os bairros com mais ocorrências são Caravagio, Glória e Aguapés.
A equipe já iniciou a distribuição de lonas de forma emergencial. Os agentes realizaram, nesta manhã, inspeções nos imóveis em que houve notificações de prejuízos causados pelos ventos relacionados ao ciclone Yakecan. A partir deste levantamento, devem ser providenciadas telhas para as casas atingidas.
Um balanço parcial do Pelotão de Bombeiro Militar de Osório aponta que até o início da madrugada os militares atenderam 13 casos de destelhamento no município. De acordo com a corporação, os danos nos telhados foram parciais.
Além disso, os bombeiros registraram três quedas de árvores na cidade e realizaram os cortes dos vegetais. Também houve queda de fios da rede de energia e dois pontos precisaram ser isolados durante a noite e na madrugada.
A Secretaria da Saúde de Osório cancelou as consultas eletivas agendadas e a vacinação nesta quarta-feira (18). O motivo é a falta de luz e água nas unidades de saúde. Em caso de atendimento de urgência a população deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A prefeitura informou que os serviços serão retomados assim que as unidades estiverem em totais condições de atender a população.
Fonte: Litoral na Rede