Cinco anos depois que a praça de pedágio de Farroupilha, localizada no km 26 da ERS-122, em 2013, a retirada da estrutura do antigo pedágio para garantir o início das obras de remodelação do acesso ao bairro de Forqueta, em Caxias do Sul, iniciaram nesta quinta-feira, dia 26.
Leia mais
A remoção da estrutura do pedágio deve durar cerca de 10 dias e, enquanto os trabalhos estiverem sendo realizados, o trânsito deve seguir em meia pista. Nesta quinta-feira, o fluxo na rodovia seguiu com bastante lentidão no sentido Farroupilha-Caxias.
A intenção do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) é construir uma nova rotatória no local. Pelo novo modelo, quem dirige no sentido Caxias-Farroupilha poderá entrar em Forqueta fazendo um retorno pela pista da esquerda, rente à estrutura, sem ter que aguardar no sentido contrário.
A retirada do antigo pedágio havia sido anunciada em abril, mas até agora não havia sido realizada. Apenas a estrutura metálica havia sido removida. A obra é realizada pela Encopav Engenharia, com custo de R$ 200 mil e previsão de entrega durante o mês de agosto.
“Como havíamos anunciado em abril, a praça de pedágio nós vamos desmanchar porque vamos fazer o acesso ao bairro Forqueta. E em função desse projeto nós vamos retirar as estruturas de concreto já que teremos uma rotatória em frente ao posto da Polícia Rodoviária Estadual”, afirmou.
O projeto do novo acesso ao bairro Forqueta, prevê uma alça para que os veículos contornem o canteiro central, semelhante a uma rotatória. Desta forma, evita que os motoristas aguardem no canteiro central para fazer a travessia. A ideia inicial era a instalação de semáforos, porém o projeto foi descartado pelo Daer.