CTG Sentinela da Serra realiza Missa Crioula em Garibaldi

O CTG Sentinela da Serra promove, na próxima terça-feira, dia 10 de fevereiro, uma Missa Crioula em sua sede, junto ao Parque da Fenachamp, em Garibaldi. A celebração está marcada para as 19h30 e é aberta à comunidade.

A Missa Crioula marca o início das atividades tradicionalistas do CTG em 2026 e reúne elementos da cultura gaúcha à liturgia católica. A celebração costuma incorporar vestimentas típicas, símbolos do campo, músicas nativistas e linguagem regional, preservando o rito religioso e valorizando as tradições do Rio Grande do Sul.

A Missa Crioula e a Cultura Gaúcha

Adaptada à cultura gaúcha, a Missa Crioula é uma celebração católica que incorpora elementos do tradicionalismo, como a linguagem regional, a música nativista e símbolos do campo, sem alterar o rito litúrgico. A prática teve origem no Rio Grande do Sul na década de 1960, após autorização da Igreja Católica, e passou a integrar a programação de CTGs, festas campeiras e eventos ligados à cultura regional.

Fundado em Garibaldi no ano de 1981, o CTG Sentinela da Serra atua na preservação e difusão das tradições gaúchas por meio de atividades culturais, artísticas e sociais. A entidade participa de eventos regionais e mantém ações voltadas à dança, música e costumes do tradicionalismo.

Tradição e Fé no CTG Sentinela da Serra

De acordo com o CTG, a Missa Crioula é um momento de , devoção e fortalecimento dos laços comunitários, reunindo famílias e integrantes do movimento tradicionalista. A programação integra o calendário anual da entidade e antecede outras atividades culturais previstas para o ano.