Últimas notícias

CTG Sentinela da Serra inaugura Biblioteca Tradicionalista, em Garibaldi

O espaço leva o nome de Alfredina Eliseu de Carvalho Flores, uma homenagem à esposa do fundador do Centro Tradicionalista de Garibaldi, Ercílio José Flores

(Foto: Lilian Donadelli)
(Foto: Lilian Donadelli)

Nos 40 anos do CTG Sentinela da Serra, um grande sonho se tornou realidade na noite desta sexta-feira (3), com a inauguração da Biblioteca Tradicionalista Alfredina Eliseu de Carvalho Flores, na sede do Centro Tradicionalista de Garibaldi. Através de recursos vindos do Projeto do Fundo Social da Cooperativa Sicredi Serrana, no valor de R$ 7.347,00, foi possível estruturar o espaço e adquirir novos materiais, como livros da cultura gaúcha, além de um computador e um projetor.

(Foto: Lilian Donadelli)

Conforme o patrão Paulo Bota, a inauguração foi um marco histórico para o CTG e para a comunidade garibaldense, pois o espaço poderá ser utilizado por todos para estudos e pesquisas. Construído de forma anexa à sede, a biblioteca já reúne mais de 200 obras.

O espaço, que leva o nome de Alfredina Eliseu de Carvalho Flores, é uma homenagem à esposa do fundador do Centro Tradicionalista de Garibaldi, Ercílio José Flores, que sempre participou ativamente das ações que promoveram a cultura gaúcha Conforme conta a diretora cultural do CTG, Vanessa Poletto, a iniciativa tem como objetivo cultivar a tradição. Além dos livros, podem ser encontrados no local, indumentárias , brinquedos folclóricos e diversos registros fotográficos.

“A Biblioteca Tradicionalista marca a história da entidade como um todo. Neste aniversário de 40 anos, decidimos que seria o momento certo de inaugurá-la. A escolha do nome da dona Alfredina, veio ao encontro à temática dos Festejos Farroupilha deste ano, que fala sobre o  Bicentenário de Anita Garibaldi, aonde reforçamos a importância da mulher no tradicionalismo. Sendo assim, nosso objetivo é homenagear uma das mulheres mais importantes da história do CTG Sentinela da Serra. Na época, os homens se destacavam mais, enquanto as mulheres não tinham tanta representatividade. Hoje, com muita emoção e orgulho, destacamos sua importância, não somente na nossa entidade, mas em toda a comunidade garibaldense”, explica Vanessa.

No decorrer destes anos, a família Flores tem mantido um verdadeiro legado, florescendo a paixão pelo Rio Grande do Sul e adotando filhos que talvez não carreguem o sobrenome do patrono em seus nomes, mas o levam com orgulho no coração. Durante o evento, que contou com a presença de três gerações de dona Alfredina e seu Ercílio, a direção do CTG emocionou os convidados que não sabiam da homenagem à matriarca. Entre eles, estão os filhos Antônio, Agenor e Adir Flores, representando os 18 filhos do casal, que ao conversar com a reportagem, não esconderam o orgulho da mãe e da prenda, que estampa a partir de agora a biblioteca do CTG.

(Fotos: Lilian Donadelli)
(Foto: Lilian Donadelli)

E, para finalizar o evento, a segunda prenda juvenil do CTG, Kanandra Da Silva Nunes, declamou versos de Salvador Fernando Lamberti, “Gaúcha Guerreira”. Livros do segmento podem ser doados à biblioteca, que poderá ser visitada mediante agendamento no fone, (54) 9 9967 7220. Confira a reportagem completa: