Criminosos explodiram uma bomba em uma estrutura do Metrô de Fortaleza, incendiaram uma agência bancária e tentaram derrubar uma ponte na capital entre a noite desta quarta-feira (16) e a madrugada desta quinta (17), no Ceará. Com esses, já são 209 ataques confirmados em dezesseis dias seguidos de violência no estado.
A agência do Banco do Brasil, localizada na rodovia BR-116, no Bairro Aerolândia, foi atacada por volta de 1h desta quinta-feira (17). Criminosos atiraram diversas vezes contra o prédio do banco e invadiram o local. Eles incendiaram a agência e depois fugiram. Caixas eletrônicos e outros objetos foram atingidos. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu impedir que a agência fosse totalmente incendiada.
Cerca de duas depois, por volta das 3h30min, criminosos explodiram uma bomba em um poste da rede de sustentação elétrica do Metrô de Fortaleza, nas proximidades da estação do Bairro Couto Fernandes. Devido à ação, o metrô não realizou viagens durante o início da manhã e a estação ficou fechada. Equipes da Força Nacional e Polícia Militar foram acionadas e reforçaram a segurança do equipamento após o ataque.
Já durante a noite, criminosos usaram artefatos explosivos para tentar derrubar uma ponte na Rua Chile, no Bairro Bela Vista. O ataque danificou parte da estrutura da ponte e danificou um cano de esgoto que passava pelo local. O barulho da explosão foi ouvido por moradores de outros bairros da região.
Desde o dia 2 de janeiro, criminosos atacaram ônibus, carros, prédios públicos, prefeituras e comércios em 46 dos 184 municípios cearenses. Os ataques começaram em Fortaleza, foram para a Região Metropolitana e também se espalharam por diversas cidades do interior do estado. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, 383 pessoas foram capturadas por envolvimento nos crimes.