Cidades

Crianças que sobreviveram a vazamento de gás em Vacaria são transferidas de avião para hospital de Santa Maria

Irmãos Vitória Costa da Silva, 7 anos, e Elias Costa da Silva, 9, foram levados na tarde e noite deste domingo (10)

Crianças que sobreviveram a vazamento de gás em Vacaria são transferidas de avião para hospital de Santa Maria
Avião que transportou Igor da Silva partiu por volta das 18h de um aeroporto local e chegou às 19h em Santa Maria | Foto: Coronel Luis Fernando Becker/ BM/divulgação

Os irmãos Vitória Costa da Silva, 7 anos, e Elias Costa da Silva, 9, foram transferidos por transporte aéreo ao Hospital Universitário de Santa Maria neste domingo (10). As duas crianças foram encontradas inconscientes, na manhã de ontem, com outros cinco familiares, dentro de uma casa no bairro Vitória, em Vacaria. A principal hipótese da Polícia Civil é que as vítimas foram intoxicadas após o vazamento de gás de um gerador de energia elétrica utilizado na residência.

O avião que transportou Elias da Silva (imagens) partiu por volta das 18h de um aeroporto local e chegou às 19h em Santa Maria, junto a uma equipe médica. Ele foi priorizado pois apresenta, segundo as autoridades, um estado mais delicado de saúde.

Mais tarde, às 23h, Vitória da Silva foi também levada até o município da região central por transporte aéreo. Antes disso, ela precisou ser conduzida de ambulância até Lages, em Santa Catarina, para a remoção.

A transferência de instituição foi necessária porque não há unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica em Vacaria. Sendo assim, segue internado no município, também em estado grave, o companheiro da mãe das crianças, Maique Santos da Silva, 31 anos. Ele recebe atendimento no Hospital Nossa Senhora da Oliveira.

Morreram em decorrência da intoxicação a mãe, Cíntia de Moraes Costa, 36, e as filhas Samara Costa da Silva, três, Cintia Maria Costa da Silva, 11, e Ana Júlia Costa da Silva, 15. O velório ocorre no Salão São Cristóvão, no bairro Monte Claro, em Vacaria.

Avião de pequeno porte decolou de Vacaria com Elias Costa da Silva, 9, e equipe médica por volta das 18h | Vídeo: Coronel Luis Fernando Becker/ BM/divulgação

Aulas suspensas em duas escolas

A Secretaria da Educação de Vacaria suspendeu as aulas nas escolas municipais de ensino fundamental Romeu Antônio Biazus e Synval Guazzelli nesta segunda-feira (11). As instituições, segundo a administração, eram frequentadas pelas crianças da família vítima de intoxicação por vazamento de gás de gerador de energia.

O comunicado foi divulgado pela prefeitura ontem. A nota salienta que “a família vinha sendo assistida pelo município através dos programas sociais”, e se solidariza “pela perda trágica de Cintia e seus três filhos: Cintia, Maria, Ana Júlia e Samara”.

Relembre

Equipes de segurança pública foram acionadas na manhã deste domingo (10) após uma família de sete pessoas ser encontrada desacordada em uma residência na Rua Noel Rosa, no bairro Vitória, em Vacaria. Um homem e cinco crianças foram levados inconscientes ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira. A mulher, 36 anos, já estava morta. As crianças de 15, 11 e 3 anos também não sobreviveram. Outras duas crianças, de 9 e 7 anos, foram internadas em estado grave na UTI, além do homem, 31 anos, que está intubado. A perícia de Caxias do Sul esteve no local, suspeitando de intoxicação causada por um gerador de energia, movido a combustível.

O delegado Anderson Silveira de Lima, da Polícia Civil, confirmou que a família foi encontrada por volta das 8h30, com a residência fechada e um forte odor de gás, possivelmente expelido pelo gerador. Segundo o policial civil, o equipamento era utilizado para ter energia elétrica na casa e foi colocado para dentro da residência.

“Não sabemos se ele sempre ficava do lado de fora e, certamente, não ocasionava risco às vítimas, mas no momento em que foi colocado dentro da casa, que era bem vedada, a concentração de gás foi muito elevada, possivelmente levando ao óbito dessas vítimas. Até o momento ainda tem um cheiro muito forte de gás lá dentro, gás carbônico e outros gases”, disse.

O coronel do Comando Regional da Serra, Luis Fernando Becker, durante programação na Rádio Viva 94,5 FM, salientou que a família era bastante humilde, e não havia energia elétrica regular na casa.

“Conversando com os policiais que atenderam a ocorrência de imediato, eles entraram em desespero por tentarem ajudar essa família com aquelas crianças. Nesses momentos se utilizam de todos os recursos necessários, e os militares que já estavam de saída do batalhão usaram até mesmo um veículo particular para levar essas crianças para o hospital para tentar salvar a vida delas. Algo que chocou demais a comunidade, e para esses policiais, foi muito difícil atender a essa tragédia em Vacaria”, revela o coronel Becker.

Foto: Polícia Civil/divulgação