Comportamento

Covid-19: Nascidos até abril de 1961 que não receberam a primeira dose poderão ser imunizados na manhã de sexta-feira em Farroupilha

Foto: Ari Jr.
Foto: Ari Jr.

Na manhã desta sexta-feira (30), das 8h30min às 11h30min, será realizada uma etapa extra de vacinação contra a Covid-19 em Farroupilha, com as doses remanescentes da última etapa realizada, e que são insuficientes para promover nova etapa de imunização.

Receberão a primeira dose idosos nascidos até o dia 30 de abril de 1961, que não conseguiram comparecer nas etapas realizadas anteriormente. A vacinação ocorre na Universidade de Caxias do Sul – Campus Farroupilha, no formato drive-thru. Para receber a primeira dose é preciso apresentar o CPF, documento com foto e um comprovante de residência.

O secretário da Saúde, Clarimundo Gründmann, comentou que com as doses remanescentes será possível atender um público especifico que possa ainda não ter recebido a primeira dose.

“A gente vai atingir um público que poderia ter sido vacinado já, mas por um motivo ou não ainda não fizeram. Por alguma doença, por ter tido feito outra vacina e precisava esperar o prazo entre as duas. Além disso, havíamos vacinado as pessoas nascidos até 26 de abril de 1961, agora serão os nascidos até o dia 30. E temos conhecimento de pessoas que tiveram duvidas sobre como fazer, pessoas que estavam viajando, ou com sintomas e não realizaram a imunização e como sobrou algumas doses dos últimos sábado, vamos poder atender a essa parcela da população”, disse.

Pacientes em tratamento oncológico, reumatológico e transplantados que se encaixam na faixa etária contemplada, precisam apresentar o laudo ou atestado do médico para receberem a imunização.

Para dar continuidade à aplicação de segundas doses contra a Covid-19 em Farroupilha, aguarda-se a chegada de novos lotes da vacina, o que pode ocorrer ao longo desta sexta-feira. Pessoas cujas datas previstas para a aplicação já passaram ou estão próximas, devem estar atentas à divulgação das próximas etapas que serão organizadas, assim que novos lotes chegarem.

Segue junto às etapas de imunização contra a Covid-19 no município, a campanha de doação de alimentos não perecíveis, intitulada Doses de Solidariedade. A ação visa arrecadar donativos com o apoio voluntário da comunidade. Do montante arrecadado, 50% será destinado para o Hospital Beneficente São Carlos e 50% para auxílio de pessoas em vulnerabilidade social. Neste momento, pede-se o reforço de doações de leite para o HBSC.