Farroupilha

Corsan apresenta projeto de ampliação de abastecimento de água em Farroupilha

Corsan apresenta projeto de ampliação de abastecimento de água em Farroupilha Corsan apresenta projeto de ampliação de abastecimento de água em Farroupilha Corsan apresenta projeto de ampliação de abastecimento de água em Farroupilha Corsan apresenta projeto de ampliação de abastecimento de água em Farroupilha
Corsan apresenta projeto de ampliação de abastecimento de água em Farroupilha

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) apresentou nesta terça-feira, dia 24, o projeto de ampliação de abastecimento de água, em Farroupilha. Em parceria com a prefeitura, a empresa promoveu uma audiência pública para detalhar o projeto Sistema Integrado de Abastecimento da Serra Gaúcha, que contempla os municípios de Farroupilha, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Diretor da Corsan Marcus Vinicius Caberlon (Foto: Emilio Nunes)

Conforme o diretor de Expansão da Corsan, Marcus Vinicius Caberlon, o projeto prevê captação de água no Rio das Antas, assentamento de adutoras de água bruta e tratada e a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), em Bento Gonçalves, com capacidade para 1 mil litros por segundo.

“Um projeto grandioso com investimento de cerca de R$ 165 milhões e ele está dividido em duas etapas. A primeira a gente chama de produção, que é uma captação no Rio das Antas e a construção
construção de uma Estação de Tratamento de Água em Bento Gonçalves. A segunda fase é o assentamento de duas adutoras, uma pra Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa e a outra exclusiva para Farroupilha”, destacou.

Público prestigiou a audiência pública (Foto: Emilio Nunes)

De acordo com Caberlon, o sistema deve garantir abastecimento de Farroupilha pelos próximos 50 anos. “Nós vamos duplicar a capacidade de água de Farroupilha, serão 350 litros por segundo, ou seja, então o projeto dará garantia de abastecimento para os próximos 50 anos”, salienta.

Pelo cronograma da Corsan, até a metade do próximo ano o contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) deverá estar assinado e as obras devem começar em outubro de 2018. A obra deverá ser concluída até 2021.