ECONOMIA

Intenção de consumo de famílias gaúchas cai quase 60% em dezembro de 2024

O índice é o terceiro pior do ano, atrás apenas dos meses imediatos a enchente

Intenção de consumo cai entre famílias gaúchas.
Intenção de consumo cai entre famílias gaúchas. | Foto: Fecomércio-RS/Divulgação

Rio Grande do Sul - A intenção de consumo das famílias gaúchas caiu 59,9 pontos em dezembro deste ano. O índice apresentou redução de 2,5% em relação ao mês anterior e de 4% comparado ao mesmo período de 2023. A informação é da pesquisa da Fecomércio-RS, que divulga os resultados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS).

Segundo o estudo, este é o terceiro pior nível do ano, atrás apenas dos meses após as enchentes. O levantamento ainda aponta a Perspectiva Profissional como a maior queda registrada pelo balanço, com uma redução de 14,5%, seguida pela diminuição no Consumo Atual (-5,2%), no Momento para Duráveis (-4,7%), no Emprego Atual (-2,7%) e no Acesso ao Crédito (-1,8%).

No entanto, segundo a Fecomércio, o resultado não indica necessariamente uma perspectiva negativa, já que pode ser entendido como uma avaliação de estabilidade e não necessariamente piora.

Conforme o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, apesar do visível crescimento impulsionado por um mercado de trabalho aquecido e transferências governamentais, as famílias não percebem melhora, o que implica em redução da confiança.

“Ainda que as pessoas percebam uma renda maior, o consumo é percebido como menor. Fatores como inflação, acesso e custo do crédito, bem como as expectativas quanto ao futuro implicam no nível de consumo”, afirma Luiz Carlos Bohn.

Nesse sentido, conforme avalia Bohn, os lojistas também são desafiados a aplicar estratégias de vendas, comunicação e marketing ainda mais assertivas e direcionadas.

O índice de Renda Atual, no entanto, teve aumento na margem (0,2%) e no interanual (12,3%), bem como no campo da Perspectivas de Consumo, que cresceu 11,7% na comparação com dezembro de 2023, apesar de uma queda de 0,5% na comparação mensal.

A pesquisa completa pode conferida no relatório disponível aqui.