Os cidadãos italianos no Rio Grande do Sul ganharam mais celeridade num dos principais serviços prestados pelo Consulado-Geral da Itália, em Porto Alegre. A representação diplomática da Itália no Rio Grande do Sul, a partir da ampliação do uso da tecnologia e com a redução de trâmites legais, está emitindo, em média, 803 passaportes por mês. O número representa crescimento de 130%, se comparado ao mesmo trimestre do ano passado, quando o máximo de emissões chegava a 350 documentos.
Desde março, o Consulado-Geral tem conseguido aumentar significativamente os números de emissões de passaporte que, naquele mês, chegaram a 812. Em abril foram 720 (menor por conta dos vários feriados). A melhor performance do ano foi alcançada no último mês, maio, quando o órgão chegou a emitir 878 passaportes.
E as metas são ainda mais ambiciosas: o objetivo do Cônsul-Geral, Valerio Caruso, é que o Consulado consiga emitir mais de 1 mil passaportes por mês até ao final de 2023. “Estamos conseguindo fazer mais por nossos cidadãos, permitindo que eles tenham agilidade e transparência nos processos, a fim de facilitar o acesso aos nossos serviços” diz o Cônsul-Geral.
Antes de requerer o passaporte, o cidadão precisa ter reconhecida a cidadania italiana. Neste, que é um dos mais importantes serviços consulares, também houve celeridade nos processos. Desde que Caruso assumiu, em setembro do ano passado, 4 mil famílias foram convocadas a apresentar a documentação para o reconhecimento da sua cidadania “iure sanguinis” (por direito de sangue).
Entre as ações que evidenciam a melhora no atendimento estão medidas como a implantação de um call-center, biometria itinerante para emissão de passaportes que começou a ser levada às cidades do interior do Estado, e o aumento de pessoal em serviço com a finalização de dois concursos que colocarão mais 6 funcionários para potencializar a Sede.
Cônsul-Geral, Valerio Caruso almeja chegar à marca de 1 mil passaportes emitidos por mês até o final do ano. Crédito: Anderson Pagani
*Crédito: Anderson Pagani