Cônsul Italiano promete agilizar emissão de passaportes e cidadanias

Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, falou na RA da CIC Caxias

Publicado por
14:22 - 14/12/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Cônsul Italiano promete agilizar emissão de passaportes e cidadanias

A última RA do ano de 2022, realizada na segunda-feira (12), a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) recebeu como palestrante o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso. De acordo com o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, a presença de Valerio Caruso na CIC Caxias consolida o propósito de fortalecer a relação da entidade e das empresas as quais representa com a Itália. Desde a abertura, em maio de 2021, a CIC sedia o escritório do Consulado Honorário da Itália em Caxias do Sul.

“Valorizamos demais a ligação da Itália com o Brasil, em especial com a nossa Região que, por laços afetivos e até mesmo por interesses comerciais, mantêm fraternas relações ao longo da história”, afirmou Loro.

Agilizar emissão de passaportes e cidadania

Valerio Caruso enfatizou que a imigração italiana criou as bases para o desenvolvimento gaúcho.

“Ser um diplomata no Rio Grande do Sul é a melhor coisa do mundo, porque podemos representar uma potência. A Itália no Rio Grande do Sul é uma potência”, reconheceu.

Reiterou ainda que o Consulado Italiano em Porto Alegre trabalha para que seja ponto de referência nas relações dos gaúchos com a Itália. Em relação aos serviços oferecidos pelo Consulado, Caruso destacou que pretende continuar agilizando a emissão de passaportes e da cidadania.

“Já há alguns meses tenho a grande honra de liderar o Consulado da Itália em Porto Alegre. Enfrentar desafios é o sentido da nossa vida. A ideia é liderar e fazer um bom trabalho em um Consulado Geral que tem dificuldades. Precisamos fazer um trabalho que reflita a grandeza da Itália, do ponto de vista histórico, nessa Região do Brasil”, disse Caruso, ao revelar que era a primeira vez que assumia o posto de cônsul e também a primeira vez que vinha ao Brasil.

Consulado Honorário

Momentos antes da RA, o cônsul-geral oficializou a assunção do Vice-consulado Honorário da Itália em Caxias do Sul em Consulado Honorário e o empresário Gelson Castellan ao posto de cônsul honorário. Também estavam presentes os agentes consulares honorários de Erechim, Passo Fundo, Santa Maria e Bento Gonçalves.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp