Foi definida, nesta sexta-feira (31), a empresa que fará a construção da nova ponte definitiva sobre o Rio Caí, na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A construtora Cidade, de Porto Alegre, será responsável pelos trabalhos, que têm custo previsto de R$ 31 milhões.
Segundo a superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Estado, o contrato, a ser assinado na próxima semana, inclui a demolição da estrutura atual, a elaboração do projeto executivo da travessia e a operação das obras em um prazo de oito meses.
Enquanto isso, a ideia é restabelecer o tráfego no trecho de forma provisória com uma ponte metálica próximo da existente, entre Vila Cristina e São José do Caí. A montagem da estrutura deve ter início pelo Exército na semana que vem, conforme estimativa do ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta.
O trânsito será orientado em pare e siga, com sentido único.
“É uma ponte metálica com vão de 60 metros. Vai ser instalada próximo à BR-116, à esquerda da ponte existente, no sentido Caxias para Nova Petrópolis”, esclareceu o superintendente regional do DNIT no RS, Hiratan Pinheiro da Silva.
A ponte original, que liga os dois municípios, ruiu parcialmente no último dia 12 de maio. Com a força do Rio Caí, uma das pilastras, que fica ao centro da estrutura, cedeu. A pista também apresenta fissuras. Desde então, o trânsito está interrompido no local.