Bento Gonçalves

Construção de abrigo de táxi na rua Cândido Costa, em Bento Gonçalves gera preocupação quanto a mobilidade

Construção de abrigo de táxi na rua Cândido Costa, em Bento Gonçalves gera preocupação quanto a mobilidade

Um abrigo de táxi está sendo construído na esquina da rua Cândido Costa com a Marechal Deodoro, em Bento Gonçalves. A obra, entretanto, já causa preocupação quanto a mobilidade no local. Desde o início da tarde desta terça-feira (04), quando os primeiros trabalhos de instalação da estrutura começaram questionamentos já foram levantados.

O posicionamento da base do abrigo já gera desconfiança devido a sua distância do meio fio. Diferentemente da estrutura anterior que estava a 70cm, este novo tem sua base construída a 1,90m, reduzindo o espaço para pedestres a pouco mais de 1,60m. A distância do meio fio até o prédio é de 3,57m. Todavia, o questionamento levantado até mesmo pelos próprios taxistas é a proximidade com o piso tátil para orientação de deficientes visuais.

A base do novo abrigo de táxi está entre duas fileiras de piso tátil que existem naquele ponto, uma demarcação do tipo direcional e outra de alerta. Caso a estrutura erguida na Cândido Costa, praticamente em frente a prefeitura, seja semelhante àquela feita em frente ao Shopping Bento, haverá uma parede e duas pilastras a poucos centímetros de onde os deficientes visuais passam com as bengalas para orientarem-se.

Abrigo de Táxi instalado em frente ao Shopping Bento

Ao ver as estruturas postas no local, a população questiona se além da redução do espaço no passeio público, os deficientes visuais também podem acabar batendo no abrigo de táxi quando passarem no local.

Questionada, a prefeitura informou através da assessoria de imprensa que “o abrigo não vai ficar no piso podotátil”.